PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

American Airlines melhora oferta de apoio à JAL




TÓQUIO (Reuters) - A American Airlines e seus parceiros na aliança Oneworld melhoraram a oferta à Japan Airlines para 1,4 bilhão de dólares para evitar que a companhia aérea una forças com a rival Delta Air Lines.

O anúncio aconteceu no momento em que as ações da JAL despencaram 45 por cento para um novo recorde de baixa, eliminando quase 900 milhões de dólares em valor de mercado da companhia diante de crescentes expectativas de que a companhia aérea japonesa esteja rumando para um colapso e para a retirada da bolsa de valores de Tóquio.

A companhia aérea, apertada por 16 bilhões de dólares em dívida e mergulhada em prejuízos, informou na terça-feira que assegurou apoio suficiente para redução de pensões de trabalhadores aposentados da empresa, algo que a empresa dizia ser necessário para se qualificar para uma injeção de recursos públicos.

O fundo de recuperação apoiado pelo Estado planeja colocar cerca de 300 bilhões de ienes (3,3 bilhões de dólares) em capital novo na JAL, desde que a empresa faça um pedido de recuperação judicial e que seus bancos concordem em adiar o pagamento de cerca de 350 bilhões de ienes em dívidas, afirmaram fontes à Reuters na semana passada.

O fundo, Enterprise Turnaround Initiative Corp of Japan (Etic), está inclinado para uma retirada da JAL da bolsa de valores após um pedido de concordata e não está planejando aceitar investimentos seja da Delta ou da American até que pelo menos uma nova administração esteja a postos, afirmou uma fonte.

As ações da JAL encerraram no menor nível já registrado de 37 ienes, o que confere à empresa um valor de mercado de 1,1 bilhão de dólares, equivalente a cerca de um quinto do que a companhia valia há quatro meses.

Apesar de ser a maior companhia aérea da Ásia em receitas, a empresa é 16a em valor de mercado entre as grandes companhias do setor na região.

Neste terça-feira, o ministro dos Transportes do Japão, Seiji Maehara, afirmou que os três principais bancos do país, Mitsubishi UFJ Financial Group, Mizuho Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group, concordaram basicamente com o plano do Etic.

A American informou nesta terça-feira que ela, a empresa de investimentos TPG e outros membros da Oneworld podem investir até 1,4 bilhão de dólares na JAL para evitar que a empresa se associe à Delta e à aliança rival SkyTeam.

Reuters

Nenhum comentário: