PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Gol deve vencer disputa pela classe média, diz Planner


A Gol é a companhia aérea que deverá obter os melhores resultados na disputa pelos consumidores da classe C. A Azul chegará em segundo lugar nessa corrida, seguida de TAM e WebJet, empatadas em terceiro. A conclusão é da Planner Corretora.

A Planner considerou condições de pagamento, menores tarifas, pontualidade, oferta de destinos e lojas físicas para o passageiro com menor poder de compra. "A Gol combina as melhores condições na hierarquia de necessidades do consumidor de classe média", diz o analista de aviação da Planner, Brian Moretti. Lembra que a Gol saiu na frente na briga pela "nova classe média", ao parcelar passagens em até 36 vezes sem juros, há quatro anos, pelo "Voe Fácil".

No dia 17 de dezembro, a Gol inaugurou sua primeira loja "Voe Fácil" no Largo 13 de maio, zona sul de São Paulo. A Planner destaca que nessa região circulam, diariamente, em torno de 1 milhão de pessoas. Até o final deste ano, a companhia pretende abrir mais dois estabelecimentos desse tipo. Um dos fatores que distanciam a TAM da Gol nessa disputa, conta o analista, é o fato de a maior companhia aérea nacional não ter um ponto de venda para a classe C.

"Chequei com eles (TAM) se tinham algum projeto de loja, mas não deram nenhuma sinalização", diz Moretti. Outro ponto que o consumidor leva em conta, diz ele, é a pontualidade. Ele lembra que a TAM era tida como modelo nesse quesito, mas ultimamente tem registrado índices de atrasos superiores ao da média do mercado.

"A Gol é uma empresa que, desde o início, esteve focada tanto nas classes A e B quanto na C. E ela já tem penetração nas periferias e favelas do Rio e de São Paulo", afirma o consultor aeronáutico Paulo Bittencourt Sampaio. A Azul, para ele, também está entrando na competição pelas classes C e D ao oferecer tarifas diferenciadas. Já a WebJet, diz Sampaio, está se distanciando das classes A e B, ao aumentar a quantidade de poltronas nos seus aviões, de 136 para 148, encurtando a distância entre os assentos.

Moretti destaca que a Azul tem cobrado preço de ônibus. Na avaliação dele, a WebJet está bem posicionada por ter inaugurado um quiosque na Feira de São Cristóvão, local de concentração popular na zona norte do Rio, mas perde para a TAM porque o passageiro só pode viajar após quitar todas as parcelas. O passageiro da WebJet não precisa ter conta bancária e pode pagar em até 36 vezes, por meio do programa Vai Voando.

O relatório fez uma simulação de compras de passagens para o dia 29 e mostra as alternativas ao passageiro. Numa viagem de ônibus de 42 horas e 30 minutos entre São Paulo e Recife, o custo é de R$ 317, com possibilidade de pagamento em cinco parcelas. Já o menor preço de avião é de R$ 229, em até seis vezes sem juros, num voo de 4 horas e 55 minutos.
contato radar

Nenhum comentário: