PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Emissora de rádio FM sai do ar por interferir em radar

A pedido da Aeronáutica, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a interrupção das transmissões da emissora de rádio Real Cafelândia FM, 107,9 MHz, em Tanabi.

Segundo a Aeronáutica, o sinal da emissora interferia no funcionamento do radar do Cindacta 1 (centro regulador do tráfego aéreo brasileiro) em Tanabi. Quando pilotos sobrevoavam a região de Rio Preto, tinham dificuldade em se comunicar com controladores de voo do Cindacta em Brasília.

O problema teria começado no início do mês. De acordo com a Aeronáutica, apesar das falhas de comunicação, não houve incidentes graves. O radar de Tanabi é um dos 18 do Cindacta 1, três deles no Estado de São Paulo. Notificada do problema, a Anatel determinou a interrupção do sinal na última semana.

Segundo a assessoria da agência, será instaurado procedimento administrativo contra a emissora que pode culminar em multa - o valor pode chegar R$ 10 mil. Após regularizar a frequência, ainda conforme a assessoria, a Real Cafelândia poderá voltar a operar normalmente. A 107,9 MHz é uma emissora outorgada pela Anatel desde 2002.

Tanto a sede da emissora quanto seus proprietários são de Araçatuba: José Carlos Sanches Hernandes, Jaqueline Saccaon Hernandes, filha dele, e Pedro Leodoro Pelosi. De acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a empresa Real Cafelândia FM foi constituída em 1998, e tem capital social de R$ 15 mil.

Procurado ontem à tarde, José Carlos confirmou a interrupção do sinal da emissora pela Anatel, mas não soube dizer o que teria motivado o sinal irregular e nem se o problema já teria sido solucionado. “Estou por fora”, afirmou. Ele disse que pediria para uma pessoa chamada Júnior entrar em contato com a reportagem para esclarecer tecnicamente o episódio, o que não ocorreu até as 19h de ontem. Procurado novamente pela reportagem, José Carlos não atendeu as ligações feitas para o seu aparelho celular.
região noroeste

Nenhum comentário: