PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Processo de falência da Japan Airlines começa nesta 3ª


A falência da Japan Airlines (JAL), considerada uma das maiores da história do Japão, começa o seu processo nesta terça, marcando a derrocada de uma empresa ex-estatal que simbolizou as aspirações internacionais do Japão em uma determinada época.

A JAL, uma das maiores companhias aéreas da Ásia, continuará nos céus baseada em um plano de reestruturação, que tentará livrar a empresa de uma dívida de US$ 16 bilhões. Essa reestruturação vai retirar um terço dos empregos do seu pessoal, que atualmente é de 47 mil pessoas. Rotas que não são lucrativas também serão encerradas.

"Eu não estou preocupado com o futuro da companhia, pois acredito que o governo vai apoiá-la com força. Como ela crescerá como negócio, entretanto, é incerto. Não sei como a JAL pode reconstruir sua rede nos âmbitos nacional e internacional", disse o analista de crédito Yasushiro Matsumoto.

A sua principal rival, a All Nippon Airways Co., deve se tornar a maior companhia aérea do Japão após a bancarrota. A JAL perdeu mais de 90% da sua capitalização de mercado desde o início do mês. Com um valor de mercado de US$ 150 milhões, a JAL é agora menor que a Croatia Airlines e a Jazeera Airways, e vale menos que um avião Boeing 474-8.

A companhia foi considerada por muitos japoneses um símbolo da reestruturação do país, chegando a ter 50 mil funcionários e 280 aviões. Cerca de 15 mil vagas serão cortadas e pelo menos 20 rotas serão cortadas, segundo fontes.

Reuters

AFP

Funcionária da JAL orienta passageiro no aeroporto de Haneda, em Tóquio


Nenhum comentário: