No dia em que completa um ano de mandato, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sofreu uma derrota ao saber que Erroll Southers, o nome que sugeriu para chefiar a Agência de Segurança na Aviação (TSA, na sigla em inglês), desistiu do cargo.
"Após uma prolongada reflexão e depois de ter consultado minha família e meus amigos, decidi retirar minha candidatura", declarou Southers em comunicado distribuído pela Casa Branca.
Obama tinha proposto o nome de Southers em setembro, mas sua confirmação no cargo pelo Senado americano foi impedida pela oposição republicana.
Ao anunciar a retirada de sua candidatura por e-mail, o ex-agente do FBI (Polícia federal americana) disse que tinha tomado a decisão devido à politização de sua nomeação.
"É triste que vivamos uma época política em que candidatos excepcionais e apolíticos tenham que planejar seriamente sua disposição a participar do serviço público", destacou Southers.
"Parece claro que minha nomeação se transformou em um para-raios para aqueles que preferem fazer avançar uma agenda política em vez da segurança do povo americano", acrescentou Southers, para quem "este clima partidário é inaceitável".
Os republicanos tinham pedido mais informações sobre um incidente de 20 anos atrás, no qual Southers ordenou obter dados sobre a vida do então namorado de sua ex-mulher, algo que à época lhe valeu uma repreensão de seus superiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário