PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Trilhos até Confins em estudo


Uma parceria entre os governos de Minas Gerais e o espanhol foi firmada ontem com objetivo de desenvolver novos projetos para a área da Cidade Administrativa, na região Norte de Belo Horizonte. O contrato assinado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo embaixador da Espanha no Brasil, Carlos Alonso Zaldívar, prevê que um consórcio de empresas do país europeu vai se concentrar em duas iniciativas principais.

Um dos estudos será sobre o ramal ferroviário para ligar a estação do Vilarinho ao aeroporto de Confins. Os especialistas devem apontar a sugestão do melhor meio de transporte sobre trilhos para fazer a ligação de cerca de 30 quilômetros. O grupo vai definir ainda o traçado ideal da linha, os melhores locais para a instalação das estações e os custos de implantação do projeto.

O outro projeto previsto no convênio trata da criação de uma plataforma no aeroporto de Confins para embarque e desembarque de mercadorias, criando estrutura logística para exportação de produtos de alto valor agregado.

Juntos, os estudos, desenvolvidos por empresas estrangeiras com experiência na área, custarão cerca de R$ 1 milhão, pagos por meio de doação do governo espanhol.

Metrô. A parceria para a criação de um meio de transporte sobre trilhos na capital foi assinada um dia depois de a ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, cometer uma gafe, prometendo verbas para uma linha do metrô que não existe.

Em visita a Minas, anteontem, Dilma anunciou a liberação de investimentos para a linha 4 do metrô, dentro da segunda fase do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). No entanto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não possui projeto de construção para uma quarta linha. Belo Horizonte conta, atualmente, com apenas uma linha em operação e tem projeto de outras duas.

A declaração da ministra foi criticada pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB), que classificou como "ridículo" o anúncio feito por ela.

"Em sete anos, o governo do PT não fez um metro de metrô. Nós podemos falar sim que o metrô chegava só na estação Central e, na sequência de governo, conseguimos levá-lo até a (estação) Vilarinho", afirmou.

Já Aécio Neves voltou a cobrar ontem repasses da União para o projeto de duplicação das pistas de Confins e a construção do segundo terminal. O governador reivindicou uma posição da Infraero, que, segundo ele, conta com R$ 400 milhões disponíveis para investir.
O Tempo

Nenhum comentário: