PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Movimento cresce 10,2%


Setor que sobreviveu ao pior momento da crise financeira sustenta números com promoção e incremento da concorrência.


Pedro Alves/DC


Gol foi a companhia que mais embarcou passageiros no 1° semestre em MT Natal, Fortaleza ou Salvador, no Brasil, e Lisboa, Madri ou Paris, na Europa. Não importa o destino, as estatísticas mostram que o mato-grossense está viajando mais de avião. A Coordenação de Operações Aeroportuárias da Infraero, no Aeroporto Marechal Rondon, e as agências de viagens e turismo em Cuiabá confirmam esta tendência, consolidada nos últimos anos com a chegada de novas companhias aéreas, aumento da concorrência e tarifas mais baixas.

De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, de Várzea Grande, registrou crescimento de 10,25% no movimento de passageiros – embarque e desembarque – no primeiro semestre de 2009, e 10,53% no mês de junho, quando comparado com os mesmos períodos do ano passado.

A empresa que mais embarcou passageiros no primeiro semestre foi a Gol (43,77%), seguida da TAM (37,80%), OceAnair (10,18%), Trip (6,13%) e Passaredo, 1,88%.

O fluxo de passageiros no aeroporto está associado ao movimento de pessoas nas agências de viagem e turismo de Cuiabá. No primeiro semestre deste ano, de acordo com levantamento do Sindicato das Empresas de Turismo, houve um crescimento de 15% na compra de passagens, em relação a igual período de 2008.

A baixa cotação do dólar, as promoções das companhias aéreas e operadoras de turismo e o cenário econômico favorável de Mato Grosso são os principais motivos do aquecimento nas vendas de pacotes turísticos, segundo avaliação dos empresários.

"A crise não atrapalhou os planos da classe média, que culturalmente já está habituada a inserir pelo menos uma viagem ao ano em seu orçamento doméstico", afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso, Oiran Gutierrez.

Ele acredita que a boa procura por passagens aéreas no primeiro semestre de 2009 se deveu às tarifas promocionais de início do ano. “Tivemos grandes promoções no primeiro semestre. Só não viajou quem não quis”.

Segundo ele, o cenário econômico continua favorável. “Não sentimos os efeitos da crise econômica e ainda tivemos três fatores que impediram o setor de crescer mais no primeiro semestre: as chuvas de maio, no Nordeste, a gripe suína nos Estados Unidos e México e a queda do avião francês no Atlântico. Mesmo assim, ainda fechamos o período com crescimento de 15%”.

Gutierrez espera que o mercado continue aquecido até o final do ano. “Felizmente a crise não atingiu o turismo”, diz o empresário.

NÚMEROS - Só no mês de junho o número de embarques e desembarques chegou a 128.030 passageiros, contra 115.837 em 2008. Foram realizados este ano 55.143 embarques, contra 52.197 no ano anterior. Já o quadro de desembarques foi de 72.887 e 63.640, respectivamente.

No período de janeiro a junho de 2009, o movimento de passageiros que embarcaram e desembarcaram foi de 739.843. No ano anterior este número era de 671.056. Um total de 294.930 passageiros partiu de Cuiabá, enquanto 376.126 chegaram em Mato Grosso ano passado. Este ano, o número de passageiros embarcados saltou para 318.549 e, desembarcados, 421.294.

Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: