BRASÍLIA - Na temporada de licitações, a Infraero também concederá à iniciativa privada o hangar de manutenção da antiga Transbrasil, que ficou ocioso por quase dez anos, apesar da localização estratégica: é colado ao aeroporto de Brasília, o terceiro maior terminal do país e importante centro de distribuição de rotas. O edital já está na praça e a escolha do vencedor será feita na próxima quarta-feira, em pregão eletrônico presencial.
A disputa vai começar com preço mínimo de R$ 27.875 por mês. Quem vencer poderá explorar a área por 10 anos.
Com 4,181 mil metros quadrados, o hangar pode acomodar aviões de grande porte (Boeing 767 e Airbus 320). Há ainda espaço para atividades de apoio e estocagem de peças, além de escritório administrativo.
Oficialmente, as principais companhias aéreas não quiseram confirmar se darão lance ou não no leilão. Por meio de suas assessorias de imprensa, disseram apenas que estão analisando as condições do edital, "de olho nas oportunidades".
Fontes do mercado afirmam que a área pode ser importante principalmente para a Azul, que recentemente faz a rota Brasília-Campinas e tem planos de ampliação dos voos. A empresa está operando no terminal antigo de Brasília, do lado do hangar. Outra companhia disposta a participar do pregão seria a Trip, maior regional do país.
Fontes da Infraero confirmam interesse de todas as companhias pelo hangar, desde o tempo em que a área foi desativada em 2001, quando a Transbrasil parou de operar. Mesmo a Gol, que tem amplo centro de manutenção em Cofins (BH), e a TAM, com estrutura em São Carlos (SP), estaria de olho na área.
O hangar ficou tanto tempo ocioso, segundo a Infraero, porque havia pendências judiciais envolvendo o contrato antigo com a Transbrasil.
o globo
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