PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Erro humano pode ter causado o acidente de avião em Maracaibo

CARACAS — Um erro humano está na origem do acidente com o avião da companhia colombiana West Caribbean em Maracaibo na Venezuela, que fez 160 mortos, entre eles 152 martinicanos, no dia 16 de agosto de 2005, segundo relatório do ministério venezuelano dos Transportes do qual a AFP obteve uma cópia.

Erro humano pode ter causado o acidente de avião em Maracaibo

"As provas voltam-se ao fator humano como causa do acidente", diz o relatório entregue aos representantes das vítimas cinco anos após a tragédia.

Segundo o documento, o acidente foi o resultado de uma série de acontecimentos, "a crise financeira" vivida pela companhia aérea, o desconhecimento de limites operacionais do avião e ainda a inexperiência do piloto e do copiloto.

Os integrantes da AVCA (Associação de Vítimas da Catástrofe Aérea de 16 de agosto) representando famílias de vítimas da metrópole haviam pedido aos poderes públicos a publicação do relatório venezuelano assim que fossem concluídas as recomendações do Birô de Investigações e Análises (BEA), o organismo francês encarregado da parte técnica dos acidentes ou incidentes na aviação civil.

Um relatório apresentado em 2007 não havia mostrado nenhuma falha técnica, orientando-se para o fator humano para explicar o acidente de avião da West Caribbean, que ligava Panama a Fort-de-France.

afp

Nenhum comentário: