Há tempos o Brasil ingressou definitivamente no mapa da aviação global. Veja o que é preciso para ser um comissário de bordo, uma das carreiras mais promissoras do mercado aeronáutico
Atender pessoas de diversas culturas é uma das características do trabalho de um comissário
O dicionário Michaelis atribui o  seguinte significado para a  função de comissário de voo: “Nos aviões, serve as refeições aos  passageiros e lhes presta assistência a bordo”. No entanto, ser um  profissional dessa área vai muito mais além do que essa simples  descrição. Cada vez mais, essa função foge de todos os padrões de um  trabalho normal e envolve paixão pela aviação glamour e prazer em  servir. Tudo isso permeado por uma história de 80 anos.
seguinte significado para a  função de comissário de voo: “Nos aviões, serve as refeições aos  passageiros e lhes presta assistência a bordo”. No entanto, ser um  profissional dessa área vai muito mais além do que essa simples  descrição. Cada vez mais, essa função foge de todos os padrões de um  trabalho normal e envolve paixão pela aviação glamour e prazer em  servir. Tudo isso permeado por uma história de 80 anos.
As mulheres,  sempre presentes na consolidação de momentos históricos, não fizeram  diferente no mundo a
eronáutico: em 1930, a enfermeira Ellen Church, com imensa paixão por aviões e sem poder pilotar um por ser mulher, teve a ideia de reivindicar para a Boeing Air Transport que enfermeiras embarcassem para cuidar dos passageiros.
As  candidatas à nova profissão tinham que possuir alguns requisitos, dos  quais ser solteira e não ter filhos eram primordiais. Além disso, tinham  que ter determinados peso e altura, compatíveis com os aviões  comerciais. As exigências eram muitas; os salários, muito baixos.
Felizmente,  a profissão foi crescendo (e o salário também), ainda mais no momento  da Segunda Guerra Mundial, que gerou a necessidade de mais enfermeiras  nos campos de batalha, fazendo com que as companhias contratassem  candidatas com nível superior.
O esforço vale a  pena para quem quer seguir a carreira. O curso dura de 4 a 6 meses e é  mais barato que muitas faculdades. Somente neste ano, foram formados  mais de 780 comissários e comissárias. Os alunos têm diversas aulas  práticas e teóricas e aprendem desde etiqueta até sobrevivência na  selva, que geralmente é uma das partes mais difíceis do treinamento.  Também são ministradas noções de medicina, primeiros socorros e combate a  incêndios.
Para quem quer ingressar na carreira, não é preciso  possuir experiência anterior ou outro idioma. Segundo dados da Anac –  Agência Nacional de Aviação Civil -, o candidato ou candidata precisa  ter 18 anos, ensino médio completo e deve freqüentar uma escola de  aviação certificada pela agência reguladora.
A carga horária mínima  de aulas são 138 horas e, quando aprovado, o aluno tem que passar por  uma banca de exames da Anac. Se for classificado, já poderá entrar em  uma companhia, onde receberá um treinamento sobre a aeronave que  prestará serviço.
A empresa deve oferecer estágio em voo de 15  horas, sendo que uma hora será para o exame prático, que é aplicado por  profissionais credenciados Anac. Comprovado o estágio e dada a aprovação  no exame prático, a empresa solicitará na Anac ou nas unidades  regionais a emissão da licença e do Certificado de Habilitação Técnica  do novo profissional que, a partir daí, poderá desempenhar a função no  mercado de trabalho. 
O  crescimento significativo que o segmento da aviação tem obtido, mesmo  passando por alguns processos de “turbulência”, gera inúmeras  oportunidades para quem quer ingressar na carreira. Com o aumento das  frotas das companhias aéreas, sempre é necessária a contratação de  comissários para a equipe de tripulação. Portanto, emprego é o que não  falta para essa área bem remunerada.
Em um bate-papo exclusivo com o  nosso site, a comissária e instrutora internacional de voo da Wings  Escola de Aviação, Vaneilan Lima, fala sobre a profissão e dá algumas  dicas para quem quer ingressar na área:
Vaneilan:  Desde criança este era o meu sonho. Não entrei na profissão de  imediato, comecei trabalhando na área de check-in nos aeroportos. Foi  então que surgiu a oportunidade de fazer o curso de comissária. Em pouco  tempo, consegui uma colocação na área. Já estou na carreira há 10 anos e  me sinto feliz e realizada.
Vaneilan:  Sem dúvida, a oportunidade de conhecer pessoas, culturas e países  diferentes. Você aprende a lidar com povos de todo o mundo, se adapta  aos costumes delas na hora de atendê-las. Além disso, pude proporcionar  experiências de viagens à minha família e considero a profissão muito  bem remunerada.
Vaneilan: O primeiro passo é buscar uma escola de aviação com gabarito, boa colocação e que tenha formado profissionais que estão na área. Dedicar-se a um idioma também é interessante, pois gera a oportunidade de fazer voos internacionais. O mais importante para ter sucesso é fazer aquilo que gosta e não desistir do sonho da carreira, pois é um trabalho de muito reconhecimento.
avião revue
 

 
 
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