A participação de mercado da Gol/Varig e da Webjet somadas superam o grupo TAM (formado pela TAM e pela Pantanal), que tem 41,68% do mercado. A Gol/Varig responde por 37,13%, enquanto a Webjet tem 5,51%. A Azul controla 3,24% do setor e a Avianca, 2,94%. Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a TAM ampliou a liderança no setor e chegou a 90,57% do mercado. A Gol/Varig ficou com 8,18% e a Avianca 1,25%.
Em março, a Gol ultrapassou, pela primeira vez, a companhia TAM em participação no mercado. A Gol/Varig teve 39,77% do mercado doméstico e o grupo TAM teve 39,59%. As demais empresas ampliaram sua participação e alcançaram 20,64% do setor. Neste mês, a Gol anunciou a compra da Webjet.
A procura por voos no mercado aéreo doméstico brasileiro aumentou 19,54% em junho de 2011, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em relação à oferta, o crescimento foi de 12,48%. Assim, a taxa de ocupação chegou a 68,10%, contra 64,09% em junho de 2010. As informações são do relatório de Dados Comparativos Avançados, divulgado pela ANAC e disponível no site da Agência, no endereço.
A demanda nos voos internacionais operados por empresas aéreas brasileiras cresceu 7,72% em relação a junho do ano passado. A oferta de assentos aumentou 4,92%. A taxa de ocupação chegou à marca de 77,66%. A oferta é representada pelo assento-quilômetro oferecido, que representa o produto da quantidade de quilômetros percorridos por cada assento oferecido. Já a demanda é representada pelo passageiro-quilômetro transportado, que representa o produto da quantidade de quilômetros voados por cada passageiro.
aeromagazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário