Depois  da aquisição da Webjet pela Gol e da negociação para a TAM adquirir 31%  do capital da regional Trip, restaram a Azul e a Avianca como empresas  independentes de médio porte com participação acima de 1% na demanda por  voos domésticos.
A  Azul, terceira maior empresa aérea com 8,07% do fluxo de passageiros no  país em maio, tem planos de fazer uma oferta pública inicial de ações  (IPO) em 2012, por considerar que o momento economico mundial ainda não é  propício. A companhia já contratou os bancos Goldman Sachs, Itaú BBA,  Morgan Stanley e Santander para preparar esse processo.
Segundo  fontes do setor, esse caminho foi escolhido após a Azul ter tentado  negociações com outras empresas, mas o preço pedido teria sido alto. A  Azul foi procurada pela reportagem, mas não tinha porta-voz para se  pronunciar.
A  negociação da TAM com a Trip, esta última com 3,05% da demanda por voos  domésticos em maio, depende de auditoria para apurar o valor da  companhia regional. Essa avaliação teve seu prazo vencido no dia 30 de  junho. As duas companhias foram procuradas, mas informaram que não havia  novidade sobre esse assunto.
A  Avianca Brasil, por sua vez, está focada em expansão de frota e malha  aérea e não descarta participar de processos de consolidação.
Valor Econômico/direto da pista
 

 
 
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