PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 29 de março de 2012

Pilotos da Iberia vão fazer greve todas as segundas e sextas-feiras até 20 de Julho

A mediação do Ministério que tutela a aviação em Espanha no conflito entre a direcção da companhia aérea Iberia e os seus pilotos não surtiu os efeitos desejados. À falta de acordo, os pilotos vão mesmo avançar para a greve, anunciou o seu sindicato (Sepla), citado pelo "El Mundo".

No total, serão precisamente 31 dias de greve. Esta começa a 9 de Abril e decorre até 20 de Julho. A paralisação começa assim nasegunda-feira de Páscoa, que é igualmente um dia festivo em Espanha, lembra o "Expansión". O jornal diz mesmo que a data escolhida para arrancar com a greve visa atingir em cheio o sector turístico durante a Semana Santa.

O sindicato dos pilotos refere em comunicado que a greve avança "devido ao boicote exercido pela Iberia sobre o processo de mediação, que impediu que se alcançasse um acordo, apesar das importantes concessões oferecidas pelo Sepla".

Os pilotos cumprem esta greve de quatro meses em sinal de protesto contra a criação da filial de baixo custo Iberia Express, que no passado domingo realizou o seu primeiro voo, e também devido à falta de acordo relativamente ao novo convénio colectivo.

De acordo com o Sepla, citado pelo "Cinco Días", o conflito em torno da criação da "low cost" Iberia Express centra-se no facto de esta vulnerabilizar o convénio dos pilotos em vários pontos – entre eles, o facto de poder haver segregação da actividade da empresa-mãe.

Recorde-se que a Iberia tem previsto ceder 40 aviões da empresa-mãe para a nova filial, o que significará a eliminação de 8.000 postos de trabalho, refere a mesma fonte.

Além disso, a Iberia pretende, em mais um incumprimento do acordo colectivo dos pilotos, que a companhia britânica British Airways, que criou uma holding com a Iberia, opere sem restrições no aeroporto de Barajas, o que se traduz num decrescimento para a Iberia, explica ainda o comunicado do Sepla.

Os pilotos denunciam que a Iberia não tem um plano de crescimento, ao passo que a British Airways "adquiriu 30 aviões e contratará 800 pilotos".

JORNAL DE NEGÓCIOS

Nenhum comentário: