PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

domingo, 31 de maio de 2009

Gol integra áreas com diretoria de segurança


A Gol Linhas Aéreas criou uma diretoria de segurança operacional. Na prática, a companhia vai reunir em uma só área quatro gerências que hoje são ligadas diretamente à presidência da empresa:

safety, security, fatores humanos e quality assurance.

Segundo o Comandante Sérgio Quito, que será o responsável pela diretoria, a Gol se antecipa a uma lei que entrará em vigor a partir de dezembro de 2010, para que as empresas operem mais focadas na segurança de voo, se antecipando a possíveis problemas.

"Na verdade, saímos da forma reativa. Não esperamos acontecer algo para aprendermos com ele. Agora estamos na forma preditivas, vamos atuar na prevenção", explicou o comandante Quito.

Além das áreas de safety (identificação e gestão de riscos operacionais) e security (prevenção contra atos ilícitos), a Gol se destaca pela criação das áreas de fatores humanos (gestão de pessoas direcionada à relação do homem com a máquina e o meio na operação aérea) e de quality assurance (gestão da qualidade, aplicação de medidas corretivas, preventivas e de melhoria contínua de processos operacionais), ambas inéditas no Brasil.

Redução de riscos

Junto às demais áreas operacionais subordinadas à vice-presidência técnica, liderada pelo Comandante Fernando Rockert de Magalhães, a diretoria de segurança operacional estabelece a segurança de voo como princípio básico da companhia, também servindo de órgão disseminador e fiscalizador da prevenção e redução de riscos.

Comandante Quito informou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está finalizando o programa de segurança de voo para orientar as empresas a criarem áreas dedicadas a isso nas companhias. "Para implantarmos definitivamente o nosso programa, temos que levá-lo à avaliação da Anac e esta tem até dezembro deste ano para concluir as normas que vão orientar o projeto nacional", disse Quito, ressaltando que a Gol formalizou a sua Diretoria seguindo regras internacionais.

"Mais do que criar uma nova diretoria, moldamos nossa estrutura organizacional para refletir a importância do tema da segurança para a empresa", disse por comunicado o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr.

Fonte: Gazeta Mercantil

Nenhum comentário: