PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Iberia deverá terminar 2009 com prejuízos, admite Fernando Conte


O presidente da Iberia, Fernando Conte, admitiu hoje que será "muito difícil" à companhia aérea espanhola terminar este ano com lucros e informou que a transportadora continua a negociar a fusão com a British Airways, mas sem calendário.
Fernando Conte reconheceu que a maior companhia aérea espanhola tem "problemas conjunturais", pelo que se a actual situação do mercado se mantiver, poderá ser necessário "tomar medidas mais drásticas" do que o actual expediente de regulação de emprego (ERE), que teve início em 2001.

No primeiro trimestre saíram da empresa 900 pessoas, sendo que a transportadora tem um total de 21 mil trabalhadores.

O ERE é um instrumento legal que em Espanha permite às empresas desvincularem-se de forma temporária ou definitiva dos trabalhadores e está dependente de determinadas condições previstas pela lei, devendo ser acompanhado de um plano de viabilidade.

"Se a situação se aprofundar podemos ter de renegociar as condições actuais do mesmo [ERE]", disse Fernando Conte numa conferência de imprensa antes de um encontro com accionistas, citado pela imprensa local "online".

A companhia terminou o primeiro trimestre deste ano com perdas de 92,6 milhões de euros, face aos 400 mil euros de prejuízo nos primeiros três meses de 2008. Neste momento, está a negociar com os sindicatos a redução em 10 por cento do quadro de pessoal.

Quanto ao processo de fusão com a British Airways, uma das empresas accionistas da companhia espanhola, o presidente da Iberia disse que as conversas seguem "o seu curso" ainda que não tenham neste momento qualquer calendário em cima da mesa.

"As negociações continuam, mas serão certamente afectadas pelo fundo de pensões da British e por um conjunto de impactos que têm a ver com os investimentos realizados neste plano, com a recessão económica e com a atenção que ambas as companhias devem dar aos seus negócios perante a actual situação, certamente dramática", realçou.
Fonte: Economia Publico

Nenhum comentário: