PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Santos Dumont ficará fechado das 23h às 6h


RIO -O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro e a Infraero entraram em acordo nesta sexta-feira sobre as restrições aos voos no aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense. Foi definido na reunião que a Rota 2 de pouso e decolagem só será usada, a partir da próxima terça-feira, quando as condições atmosféricas comprometerem a segurança. Também foi acordado que, dentro de 15 dias, o aeroporto deverá ficar fechado entre as 23h e 6h.

O Inea havia entrado em desentendimento com a Infraero sobre a Rota 2, que passa sobre vários bairros da zona sul da cidade. O instituto considera que a rota causa muitos transtornos aos moradores dos bairros, devido ao ruído dos aviões durante as operações de pouso e decolagem.

Com o acordo, o horário limite para chegada e partida das aeronaves será de 22h30, com tolerância de atrasos de 30 minutos. Voos que ultrapassarem este horário serão desviados para o Galeão.

Participaram da reunião o novo presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa, o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea), tenente-brigadeiro do Ar Ramon Cardoso, a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira.

Outro ponto acordado foi a redução, no prazo de 30 dias, do número de voos por hora. Para isso, a Anac deverá remanejá-los, permitindo que o número máximo passe dos atuais 23 para 19 por hora, nos horários de pico - entre 10h e 12h e 19h e 21h. Retornando, assim, às condições de operação do Santos Dumont antes do incremento do número de voos, em abril.

Na reunião, ficou estabelecido ainda que a Infraero iniciará estudos de medições de ruídos, sobretudo nos bairros afetados pelo tráfego aéreo da Rota 2: Cosme Velho, Botafogo, Urca, Santa Tereza, Laranjeiras, Flamengo, Catete e Glória.

JB Online

Nenhum comentário: