PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 13 de março de 2012

Por que o piloto em comando de um helicoptero senta-se a direita?


Essa é uma boa pergunta, não? Afinal o Piloto Em Comando (PIC da sigla em inglês) num avião de asas fixas senta-se a esquerda. E por que a direita num helicóptero?

Para responder, Roger Connor o curador da divisão de voo vertical do National Air and Space Museum: “O PIC geralmente senta-se a direita num helicoptero, mas isso não é sempre.”

“A razão é principalmente histórica, embora possa haver alguma vantagem operacional. Como a maioria dos helicópteros são aeronaves mais intrinsecamente instáveis do que a maioria dos aviões, um piloto de helicóptero raramente gosta de deixar de voar o cíclico com a sua mão direita, mesmo com trim, e particularmente em operações de voo pairado em que os comandos necessários no cíclico são feitos de forma quase contínua.” O cíclico controla a atitude do helicóptero e a direção do movimento, quase como um profundor combinado e o aileron para um avião.

“No vôo estacionário, a mão esquerda, que normalmente controla a alavanca de coletivo [que muda todos os ângulos das lâminas do rotor simultaneamente] às vezes fica livre para apertar botões ou knobs dos instrumentos que estão geralmente em um console central em uma cabine com um arranjo de tripulação side-by-side . Os freios do rotor e embreagens também são geralmente localizados centralmente pela mesma razão. ”

O cíclico é normalmente posicionado entre os joelhos do piloto, por isso não pode ser compartilhado. Um piloto canhoto sentado no banco do lado direito, presumivelmente, teria que se acostumar a usar a mão direita no cíclico da mesma maneira que um canhoto lida com a alavanca de troca de marchas de um carro manual. A maioria dos helicópteros com arranjo side-by-side costumam ter dois cíclicos.

Connor explica que, quando Igor Sikorsky passou a produzir o primeiro helicóptero em massa, o R-4 (“e não, o Flettner Fl 282 ainda era protótipo não estavam em produção em massa até então”, acrescenta ele), o peso era um problema sério.” O R-4 foi concebido como um treinador, mas este tinha tão pouca potência que Sikorsky foi à procura de qualquer potencial de economia de peso, de modo que Igor e seus engenheiros decidiram deixar instrutor e aluno compartilhando um coletivo único. O único lugar para colocá-lo então, era no meio entre os dois bancos. Dada a coordenação e a força necessária para manipular um cíclico do R-4 durante qualquer período de tempo, o estudante sempre voou à direita.

“Assim, a primeira geração dos pilotos da USAF, da Guarda Costeira, e os pilotos da Marinha americana, juntamente com as da Grã-Bretanha e seus Commonwealth aprenderam a voar o R-4, e seu sucessor, o R-6 (também com um único coletivo), exclusivamente do lado direito. ”

Tudo isso mudou em 1946 com a chegada do modelo Bell 47, o primeiro helicóptero civil com certificação, que contou com dois coletivos. A partir de então, coletivos duplos tornaram-se padrão para configurações side-by-side de assentos, e um piloto de helicóptero podia voar a partir de qualquer lugar a esquerda ou direita.

piloto policial

Nenhum comentário: