PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sábado, 23 de junho de 2012

Museu TAM comemora dois anos de muitas atividades desde sua reabertura



O Museu TAM, localizado em São Carlos (interior de São Paulo), nasceu do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. O local, inaugurado em 2006 como “Museu Asas de um Sonho”, passou por uma extensa reforma e foi reaberto em junho de 2010, com o nome “Museu TAM”. Hoje, muito mais do que expor um acervo de 80 aeronaves em seus 22 mil metros quadrados de área útil, o espaço transformou-se em uma atração cultural.
Com o objetivo de homenagear os heróis da aviação, periodicamente são organizadas mostras para relembrar importantes criadores, construtores, mecânicos e pilotos. A exposição deste mês é sobre a saga do hidroavião Savoia-Marchetti S.55 (o “Jahú”) que realizou, em 1927, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul sem escalas, com tripulação 100% brasileira. Em meses anteriores, os visitantes puderam conhecer a história de Santos Dumont e da empresa Fokker, entre outros temas.
Mesmo para aqueles que já visitaram o local, sempre há novidades para conferir. Desde a sua reabertura, foram incorporadas mais seis aeronaves ao acervo, como o monomotor biplano De Havilland DH 82A Tiger Moth, a aeronave esportiva leve Tenco Globe Swift, o avião militar Ryan PT-22 Recruit, a réplica em tamanho real do Blériot XI, o jato Hawker Siddeley HS-125 e o ultraleve Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher.
Uma das preocupações da instituição é promover atividades que possam ser aproveitadas por toda a família. Em agosto de 2011, a Esquadrilha da Fumaça fez uma apresentação inédita para quem visitava o museu. Naquele mesmo ano, no dia da Independência do Brasil, foi organizada a peça de teatro “Asas ao Vento – O feito de João Ribeiro de Barros” sobre a história do comandante do Jahú.
Além disso, para possibilitar o acesso a um público maior, desde março último, a entrada é gratuita às quartas-feiras. Desde a sua reabertura, a instituição recebeu mais de 150 mil visitas, sendo uma delas de uma personalidade internacional: Bruce Dickinson, o vocalista da banda Iron Maiden. Historiador, piloto e apaixonado por aviões, Dickinson fez questão de conhecer, durante sua turnê pelo Brasil em março de 2011, o maior museu do mundo mantido por uma companhia aérea.
“Comemoramos o aniversário de dois anos de reabertura do Museu TAM com muita satisfação. A sociedade já percebeu a importância deste espaço cultural para a preservação da história da aviação. É uma alegria notar que viramos referência até no exterior”, explica João Amaro, presidente da instituição. “Além disso, investimos para que, além de um centro de conhecimento e aprendizagem, o museu seja um espaço de lazer e entretenimento. As crianças podem se divertir no espaço TAM Kids e os adultos, nos simuladores de voos. Sempre estamos pensando em novidades para despertar nos visitantes a paixão pela aviação e, claro, mantê-la vibrante por muito tempo”.
SERVIÇO
Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)
Contato: (16) 3306-2020
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h)
Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º52´35´´S e Longitude 047º54´12´´W
Ingressos: R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito
Entrada gratuita às quartas-feiras
Estacionamento e wi-fi gratuitos

Fonte: Aviação Brasil.

Nenhum comentário: