PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sábado, 4 de abril de 2009

Infraero nega esvaziamento do Tom Jobim

A Tam Linhas Aéreas vai iniciar no próximo dia 17 a operação de quatro voos do Rio de Janeiro para Salvador e Recife, a partir do Aeroporto Santos Dumont. Embora uma parte dos agentes do setor ecoe o temor do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, quanto a um possível esvaziamento do Galeão Tom Jobim, a Infraero afirma, de forma categórica, que a concessão de mais voos para o Santos Dumont não vai resultar em prejuízo para a outra unidade.

Hoje operados a partir do Tom Jobim, os voos foram solicitados à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pela empresa, junto com outros 30 pedidos. Ao todo, a companhia quer autorização para 17 pousos e 17 decolagens do Santos Dumont. Além da Tam, a Gol planeja transferir 16 dos 76 voos do Tom Jobim para o Santos Dumont. A Webjet vai transferir outros três, de um total de seis, para Brasília.

Especialistas do setor, que pediram para não ser identificados, manifestaram preocupação com a transferência. Argumentam que, mesmo que uma parte dos voos perdidos pelo Tom Jobim seja compensada por novas rotas internacionais, a menor demanda de passageiros, no Rio, por voos internacionais ameaçaria a sustentabilidade do Tom Jobim.

O argumento é usado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para justificar a oposição à iniciativa da Anac de autorizar novas rotas do Rio para outros estados a partir do Santos Dumont. Cabral quer promover a concessão do Tom Jobim para a iniciativa privada com vistas a preparar o aeroporto para a Copa do Mundo de 2014. A abertura do Santos Dumont pela Anac, no mês passado, reduziria a atratividade do processo, de acordo com Cabral.

Fonte: Mercado de Eventos

Nenhum comentário: