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quarta-feira, 13 de maio de 2009

Falha de piloto pode ter causado queda de avião que matou 50 nos EUA


O piloto do avião que caiu e atingiu uma casa na cidade de Buffalo, no Estado americano de Nova York, teve problemas para aprender a lidar com um sistema de computador crítico do modelo Bombardier Dash 8 Q400, revelaram profissionais que investigam o acidente, nesta terça-feira. De acordo com eles, um instrutor de voo que treinou o piloto disse que ele era "lento para aprender", mas que "pegou o jeito no final".

O acidente --o maior da aeronáutica americana nos últimos sete anos-- aconteceu na noite do último dia 11 de fevereiro. Todos os 49 ocupantes do avião e mais um homem, em terra, morreram no acidente.

Este e outros detalhes sobre o acidente estão sendo discutidos em uma audiência aberta, de três dias, que a NTSB (sigla em inglês para o Comitê Nacional de Segurança em Transporte) realiza. É a primeira audiência pública que a agência realiza em mais de cinco anos, em uma investigação ainda incompleta --o acidente ocorreu há apenas três meses, e as investigações costumam durar cerca de um ano.

Conforme as investigações, o comandante Marvin Renslow estudou na companhia aérea regional Colgan Air, do Estado da Virginia, e não recebeu treinamento presencial para um sistema que é acionado automaticamente quando a aeronave começa a perder velocidade. Esse sistema aponta o bico do avião para o chão, provocando um mergulho com o qual o piloto consegue velocidade suficiente para fazer uma retomada.

Em vez de realizar a manobra, porém, o piloto tentou evitar o mergulho, levantando o bico do avião. O avião, então, perdeu o controle e caiu.

A empresa responsável pelo treinamento diz realizá-lo conforme as especificações da FAA (autoridade federal de aviação dos EUA).

Outro fator que pode ter contribuído para o acidente foi o fato de o comandante e a copiloto Rebecca Shaw terem conversado sobre diversos assuntos fúteis durante o voo --como planos de carreira e seu medo de voar em baixas temperaturas--, deixando de notar que a aeronave perdia velocidade e, logo, iniciaria o "mergulho".

Fonte:Folha On Line

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