PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Porto Alegre terá falcões para monitorar aeroporto


O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai seguir o exemplo do terminal aéreo de Belo Horizonte (MG) e aderir ao uso de aves caçadoras para reduzir os riscos de acidentes provocados por colisões das aeronaves com pássaros.

Nesta terça-feira (12), oito falcões peregrinos e três gaviões foram apresentados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para atuar no terminal. Eles estão sendo treinados para caçar animais intrusos na vizinhança do aeroporto, especialmente queros-queros, garças e maçaricos. A expectativa é de que as aves comecem a ser utilizadas regularmente em junho.

A Infraero informou que em 2008 foram registrados 25 incidentes sem gravidade envolvendo aves de pequeno porte no aeroporto de Porto Alegre. A superintendente do Salgado Filho, Lia Segaglio de Figueiredo, disse que em Belo Horizonte o índice de incidentes foi reduzido em 37% com a utilização das aves de rapina.

O biólogo Gustavo Trainini, que está adestrando as aves, afirmou que os animais dificilmente matam suas presas. "Elas apenas identificam e recolhem os pássaros que podem oferecer risco ao sistema aéreo", explicou. Com o tratador, as guardiãs trocam as presas por comida.

Além do uso de aves de rapina, o departamento de segurança do aeroporto já usa cães para identificar ninhos perto das pistas de taxiamento dos aviões. Para Trainini, a simples presença dos falcões nas proximidades de um aeroporto já inibe a aproximação de outras aves. "Há uma hierarquia animal. O falcão se impõe sobre os outros", disse.

Depois do Salgado Filho, os aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP) serão os próximos na programação da Infraero a utilizarem a medida como forma de prevenção. A empresa que vai prestar o serviço de adestramento das aves, escolhida por meio de licitação, receberá R$ 200 mil anuais
Fonte:Cafemodelismo

Nenhum comentário: