PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 9 de junho de 2009

Diretor da Anac é sabatinado por empresários no RJ


O diretor da Anac, Marcelo Guaranys, participou de uma reunião com empresários, na sede da Câmara de Comércio Americana, hoje, no Rio de Janeiro, para falar sobre a atuação da agência. Os principais pontos de discussão foram a recém liberação das tarifas para voos de longo curso e o aumento da participação de capital estrangeiro nas empresas aéreas do setor.
Segundo Guaranys, a Anac considera que o aumento de 20% para 49% – percentual que se discute no congresso – na participação do capital estrangeiro beneficiará o setor ampliando a concorrência e as possibilidades de capitalização das empresas do País. “Além de limitar investimentos, esse entrave impossibilita a criação de novas parcerias que tragam mais profissionalismo para o setor. Esse amento da participação estrangeira poderia até trazer para o País um modelo diferente de aviação comercial em relação com o que temos no mercado”, disse Guaranys, acrescentando que, por exemplo, não existe no Brasil uma empresa genuinamente low cost como há na Europa.

Guaranys chegou a dizer que há uma incongruência entre o fato de se liberar as tarifas e, ao mesmo tempo limitar a participação de capital no setor. O diretor garantiu que a liberação progressiva (até atingir 100% em um ano) não prejudicará o setor, e ainda beneficiará o consumidor. “Não tem sentido regular o mercado uma vez que o grau de competitividade das empresas brasileiras é muito bom. Em relação aos custos das companhias nacionais frente às internacionais – argumento utilizado pelo Snea, que estaria representando os interesses da Tam, contra a medida – os estudos garantem que eles são os mesmos e se anulam”, finalizou.
Fonte: Panrotas

Nenhum comentário: