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quinta-feira, 8 de abril de 2010

Milhas/Pontos: Acompanhe Seu Extrato do Programa de Fidelidade!


Vamos fazer mais um alerta sobre esse tema.

Você associa-se a um programa de fidelidade aérea esperando juntar milhas/pontos para emitir uma passagem prêmio (pela sua fidelidade). Depois você passa a voar quase exclusivamente na cia aérea dona do programa de fidelidade ou nas suas parceiras para poder acumular suadas e bem pagas milhas/pontos. Começa então a sonhar em como vai usar esses créditos acumulados.

Mas tem muita gente que se esforça ao máximo para acumular milhas ou pontos, mas esquece de acompanhar o extrato do programa de fidelidade para ver se esses créditos estão sendo realmente depositados lá e a sua validade.

Tenha em mente que:

Na maioria dos programas de fidelidade, é necessário que você se associe antes do final do vôo para poder solicitar os créditos daquele vôo. O programa da British é uma das exceções a essa regra.

Que a melhor forma de garantir um depósito sem problemas das milhas na sua conta é entregar seu número do programa de fidelidade no check in (se não o introduziu durante o processo de compra da passagem no site da cia aérea ou na agência de viagem).

Que para reivindicar junto ao programa de fidelidade o depósito dos créditos erroneamente não depositados, há um prazo limite (normalmente é de 6 meses, mas varia de programa para programa) e que depois desse prazo eles perdem a validade, mesmo sendo a culpa da cia aérea.

Que o processo de solicitação de depósito de milhas/pontos não corretamente computados pode envolver preenchimento de formulários on-line e envio de documentos por correio (normalmente dos cartões de embarque e da passagem ou e-ticket, portanto cuide bem deles!). Quando envolve parceiros, o processo costuma ser bem mais lento.

Que infelizmente algumas cias tem de forma mais que ocasional “esquecido” de depositar as milhas/pontos na conta de seus associados mesmo quando eles apresentam seu número do programa de fidelidade no momento do check in. A Tam conseguiu fazer isso mais de uma vez com o Tony (que fez um post sobre seu problema) e com a Mô Gribel, por exemplo.

Verificar o correto depósito das milhas/pontos é uma obrigação do associado desses programas.

Lembre-se que as cias aéreas contam que cerca de 5 a 30% dos pontos/milhas não são usados ou são esquecidos pelos seus donos. Isso representa lucro para a cia aérea, por isso muitas vezes elas não agem de forma tão rápida como seria esperado nesses casos.

Aquela passagem

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