PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Viajar de avião aumenta risco de arritmias em idosos


As viagens de avião podem aumentar o risco de arritmia cardíaca em idosos com antecedentes de doença cardíaca, refere um estudo apresentado na conferência anual da American Heart Association.

A investigação foi feita junto de um pequeno grupo de pessoas, algumas das quais com antecedentes de doença cardíaca. No estudo, liderado por Eileen McNeely, da Harvard School of Public Health em Boston, EUA, foi verificado que a causa principal de urgências médicas durante os voos foi o desmaio.

Para avaliar como poderiam as viagens de avião afetar a saúde cardíaca, os investigadores reuniram 40 homens e mulheres, com uma média de 64 anos, e colocaram-nos numa câmara hipobárica, que simula o ambiente atmosférico de um voo a 2.134 metros de altitude. Todos os indivíduos foram avaliados para a doença cardíaca.

Durante dois dias, os voluntários foram expostos a sessões de 5 horas dentro da câmara hipobárica que simulava as condições de voo e, para servir de comparação ao estudo, de uma outra câmara que simulava condições atmosféricas semelhantes às do nível do mar.

Ao longo da experiência, foram monitorizados os ritmos respiratório e cardíaco, sendo este último importante para determinar especificamente se as condições de voo provocavam batimentos adicionais nalguma das câmaras do coração.

Entre os indivíduos com doença cardíaca diagnosticada, 8 apresentaram um ciclo de duas batimentos extras nas câmaras inferiores e outros 7 experimentaram um ciclo semelhante de 3 ou mais batimentos irregulares enquanto se encontravam submetidos às condições de voo.

De acordo com os cientistas, pacientes com irregularidade do batimento cardíaco têm um risco superior de apresentar batimentos irregulares. Contudo, a equipE refere serem necessários mais estudos em larga escala para aferir os resultados.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário: