PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Conheça os requisitos para se tornar piloto ou comissário



Obter uma licença de piloto exige determinação e investimento. Além de aulas teóricas, os futuros profissionais têm uma ampla carga horária de aprendizado prático que, no caso do piloto de linha aérea chega a 1,5 mil horas de voo.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) há, atualmente, cerca de 308 escolas de aviação, centros e aeroclubes de formação profissional. Responsável pela emissão dos certificados, a Anac distribui três tipos de licença de piloto de avião.

- Licença para Piloto Privado

O primeiro passo para quem deseja seguir a carreira de Piloto é procurar uma escola de aviação homologada pela Anac e se inscrever no curso de piloto privado. O curso é dividido entre a parte teórica e a parte prática. Quando o aluno é aprovado na parte teórica fica habilitado a cursar a parte prática.

Requisitos: ter 18 anos e ter concluído o ensino fundamental.

O que estuda: Regulação aeronáutica, conhecimento técnico sobre aeronaves, desempenho e planejamento de voo, meteorologia, navegação aérea, teoria de voo, entre outros.

Experiência: O aluno deve ter, no mínimo, 40 horas de voo como piloto na categoria de aeronave para a qual é solicitada a licença

- Licença para Piloto Comercial

Se inscrever num curso de Piloto Comercial, o qual é dividido entre a parte teórica e a parte prática.

Requisitos: ter 18 completos, ter concluído o ensino médio e ter a licença de piloto privado.

O que estuda: Regulação aeronáutica, conhecimento técnico sobre aeronaves, desempenho e planejamento de voo, meteorologia, navegação aérea, teoria de voo, entre outros. (mais aprofundado)

Experiência: O solicitante deve ter realizado no mínimo 200 horas como piloto de avião ou 150 horas se estas forem efetuadas durante a realização, completa e com aproveitamento, de um curso de piloto comercial de avião homologado pela Anac Com essa licença, o aluno pode atuar como piloto de táxi aéreo.

- Licença para Piloto de Linha Aérea

Normalmente, quando um aluno inicia o curso de Piloto Comercial também inicia em paralelo, nas companhias aéreas, a preparação para retirar a licença de Piloto de Linha Aérea. Algumas escolas de aviação também oferecem essa preparação.

Requisitos: ter 21 completos, ter concluído o ensino médio e ter a licença de Piloto Comercial.

Experiência: O solicitante deve ter realizado no mínimo 1,5 mil horas de voo como piloto de aviões. Com essa licença o aluno estará apto a iniciar a carreira (normalmente como copiloto) em uma companhia aérea.

Fonte: Anac

Comissário

Para conseguir a licença de comissário de voo (CMS), o candidato deverá ter 18 anos, ensino médio completo e freqüentar uma Unidade de Instrução Profissional (entidade homologada pela Anac), a fim de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo (MMA 58-11, de 28 março 1995), com carga horária total, mínima, de 138 horas-aula.

Para se tornar um comissário, o candidato deve submeter-se às provas que compõem o exame da Anac. Após a aprovação neste exame, o aluno poderá ingressar em uma empresa aérea. A partir daí ele deve receber instruções teóricas e práticas sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no solo) ou em um simulador, específico para o tipo de aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, no total mínimo de 27 horas-aula.

A empresa oferecerá estágio em voo de, no mínimo, 15 horas, sendo que, destas, uma hora deverá ser destinada para realização de exame prático aplicado por profissionais credenciados pela Anac.

Comprovado o estágio em voo e ocorrendo a aprovação no exame, a empresa solicitará à Agência ou nas Unidades Regionais, a expedição da licença e do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) do contratado, com o qual o Comissário poderá desempenhar suas atividades profissionais.

ig

Nenhum comentário: