PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 28 de março de 2011

Como escolher um bom assento na classe econômica do avião?

Desde que os jatos começaram a ser utilizados na aviação comercial, na década de 1950, viajar de avião deixou de ser sinônimo de conforto, a não ser que o passageiro tenha condições de voar na Primeira Classe ou na Classe Executiva.
Os antigos Super Constellation e Douglas DC-7, os últimos grandes aviões intercontinentais a hélice, eram aeronaves mais confortáveis que os jatos atuais (na foto abaixo, as poltronas de um Super Constellation da Lufthansa) . Isso era uma necessidade, pois esses aviões eram mais lentos, e as viagens duravam muito mais tempo do que as feitas com os jatos.
Os passageiros não sairam perdendo totalmente com isso. As passagens nos velhos aviões eram muito caras, e só a elite usava aviões e viajava através dos continentes. Os jatos tornaram as viagens muito mais acessíveis, especialmente a partir da introdução de aeronaves wide-bodies em 1970.

Então, resta a tarefa de tentar escolher o melhor assento possível para se viajar. Não existe conforto na classe econômica ou doméstica em nenhuma empresa aérea, ou em qualquer tipo de avião, no mundo.

Se o passageiro quer um lugar mais seguro, ele tem que confiar na sorte. Tecnicamente falando, a seção da aeronave entre as asas é a seção estruturalmente mais forte. Só que essa seção está logo acima dos tanques de combustível, o que praticamente anula qualquer vantagem, em termos de segurança. Algumas estatísticas dizem que a parte traseira é mais segura do que a dianteira, mas isso não correspondeu à realidade em muitos acidentes.
Então, vamos pensar no melhor conforto possível, para as poltronas da classe econômica, todas muito ruins, independente da empresa aérea ou do avião. É necessário planejar o voo de maneira a comprar passagens e escolher os assentos com boa antecipação. Os últimos a chegar, normalmente, ficam com os piores lugares.

Vamos começar com as aeronaves narrow-body, com apenas um corredor (foto acima). As aeronaves mais comuns desse tipo são os Boeing 737, os Airbus A320 e família e os Boeing 757. Praticamente, todos esses aviões possuem classe econômica ou única de seis fileiras de poltronas, identificadas, da esquerda para a direita, com letras. As poltronas também são numeradas, partindo do nariz até a cauda.
Quem gosta de olhar a paisagem pode escolher um lugar na janela, mas isso implica em aceitar o inconveniente de ficar a duas poltronas, e muito provavelmente dois passageiros, do corredor. Quem fica no corredor tem a vantagem de poder levantar a qualquer momento para ir aos lavatórios ou circular pelo avião sem incomodar os passageiros vizinhos mas, por outro lado, vai ser incomodado a todo momento por eles. O espaço entre as poltronas, o pitch (foto acima), é tão diminuto que não dá para passar à frente de uma poltrona com alguém sentado na mesma.

Normalmente, as poltronas "do meio", situadas entre duas outras, são ruins. Se dois passageiros obesos estiverem sentados nas poltronas vizinhas, o voo vai ser muito desconfortável, com certeza.

Qualquer poltrona de classe econômica reclina muito pouco, mas é importante saber que algumas simplesmente não reclinam. Nos Narrow-Bodies, nenhuma poltrona à frente das saídas de emergência sobre as asas e nenhuma da fileira mais ao fundo da aeronave reclina.
Viajar nas poltronas situadas ao lado das saídas de emergência (foto abaixo) é vantajoso, devido ao maior espaço disponível para as pernas. Todavia, alguns detalhes devem ser lembrados para esses passageiros: quem estiver na janela da saída de emergência terá que operar a porta em caso de evacuação, e deverá estar disposto a fazer isso; passageiros com deficiência física, idosos, crianças e pessoas muito obesas não podem sentar nessas fileiras.
Algumas empresas chegam ao cúmulo de cobrar um sobrepreço para quem senta junto às saídas de emergência. Nem sempre quem tem mais dinheiro está disposto a arcar com a responsabilidade de operar uma porta que pode salvar vidas em um avião, no entanto.

O passageiro deve evitar, se quiser descansar um pouco, de se sentar ao lado de galleys e lavatórios, onde a circulação de pessoas é sempre muito alta.
A primeira fileira de cada salão (foto abaixo) é a melhor, em termos de espaço para as pernas, e normalmente permite que os passageiros nelas sentados circulem a vontade sem incomodar seus vizinhos de poltrona.Entretanto, se à sua frente houver uma porta ou saída de emergência, não a utilize como prateleira para bagagem, nem pedure qualquer objeto nas alavancas de abertura das portas. Além de perigoso, é proibido.
Para quem aprecia as janelas, é bom saber que, nos aviões da Boeing, algumas janelas são "cegas", devido à passagem dos dutos do ar condicionado pela lateral do avião. A posição de tais janelas varia, de acordo com o avião e com a configuração das poltronas mas, normalmente, estão situadas logo acima ou à frente do bordo dianteiro das asas. Vejam na foto abaixo, de um Boeing 777, algumas janelas a menos, logo atrás da segunda porta.
Em voos domésticos, de até uma hora de duração, o mínimo espaço aceitável é um pitch de 30 polegadas e uma largura de 17 polegadas. Para voos acima de uma hora, o mínimo aceitável é um pitch de 31 polegadas e uma largura de 18 polegadas. Qualquer medida abaixo disso implica em um desconforto acima do suportável para qualquer ser humano.
Em aeronaves Wide Bodies, de dois corredores (esquema acima), normalmente utilizadas em voos internacionais, não espere poltronas melhores que as encontradas nos aviões domésticos. O melhor que as empresas oferecem é um sistema de entretenimento mais sofisticado, mas o espaço é tão exíguo quanto qualquer avião doméstico ou regional.

Os assentos da classe econômica em uma aeronave Wide Body normalmente estão dispostos em fileiras de 8 a 10 poltronas, também numerados da frente para trás e com letras da esquerda para a direita. Na classe econômica, sempre existirão dois corredores e alguma fileiras de poltronas intecaladas entre eles.

Normalmente, não existem portas de emergência acima das asas desses aviões, mas o número de portas de tamanho normal é maior. A maior parte das poltronas logo atrás dessas portas dispõem de excelente espaço para as pernas.
Mesmo nos Wide-Bodies, a última fileira de poltronas no fundo da aeronave não reclina, e deve ser evitada a qualquer custo. Deve-se considerar, ainda, que os lavatórios dos aviões, depois de horas de voos a longa distância, estarão simplesmente nojentos. Não é incomum ver urina correndo para fora dos lavatórios depois de muitas horas de voo. Então, evite assentos próximos a eles. Evite também os assentos próximos das galleys, onde há muito barulho e circulação constante de tripulantes.

Ao escolher a companhia aérea, veja primeiro qual é a configuração das fileiras de poltronas da classe econômica. As melhores configurações são as seguintes:

Boeing 767: a melhor configuração encontrada para essa aeronave consiste em sete fileiras, dispostas no esquema 2 - 3 - 2, com pitch de 32 a 33 polegadas e largura de 17 a 18 polegadas (foto abaixo). Dificilmente pode se encontrar configuração melhor, e é mais comum encontrar aeronaves desse tipo com 8 fileiras no esquema 2 - 4 - 2, ou até 9 fileiras, no esquema 3 -3 - 3, muito desconfortáveis;
Airbus A330 ou A340: a melhor configuração encontrada para essa aeronave consiste em oito fileiras, dispostas no esquema 2 - 4 - 2, com pitch de 32 a 33 polegadas e largura de 17 a 18 polegadas. Não é incomum encontrar esses aviões com 9 fileiras, dispostas em configuração 3 - 3 - 3, muito apertados;
McDonnell-Douglas DC-10 ou MD-11: a melhor configuração para essa aeronave consiste em oito fileiras, dispostas no esquema 2 - 3 - 2, com pitch de 32 a 33 polegadas e largura de 18 polegadas. É mais comum, no entanto, encontrar esses aviões com 9 fileiras em configuração 3 - 3 - 3, com o mesmo pitch, mas com largura reduzida a 17,5 polegadas ou menos. Algumas empresas chegam ao cúmulo de colocar 10 fileiras de poltronas nessa aeronave (foto abaixo);
Boeing 777: a melhor configuração para essa aeronave consiste em nove fileiras, dispostas no esquema 3 - 3 - 3, com pitch de 32 a 33 polegadas e largura de 18 polegadas; Muitos operadores colocam 10 fileiras, em esquema 3 - 4 - 3, o que torna os assentos mais estreitos e desconfortáveis. Evite; A Qatar é uma das empresas que possuem os mais confortáveis assentos de classe econômica para esse tipo de avião;

Boeing 747: a configuração padrão para essa aeronave consiste em 10 fileiras, dispostas no esquema 3 - 4 - 3, com pitch de 31 a 32 polegadas e largura de 17 a 18 polegadas. Algumas empresas, como a All Nippon Airways - ANA, usam poltronas de 16,5 polegadas de largura nesses aviões. Evite a qualquer custo. Os Boeing 747 são os aviões comerciais mais velozes e um dos mais seguros, mas são, geralmente, os mais desconfortáveis aviões em uso, para quem viaja na classe econômica;
Airbus A380: a configuração padrão para essa aeronave consiste em 10 fileiras, dispostas no esquema 3 - 4 - 3, com pitch de 32 a 33 polegadas e largura de 18 a 19 polegadas (foto abaixo). A Singapore é uma das empresas que possuem os melhores assentos de classe econômica para esse tipo de avião, com os mais largos assentos disponíveis no mercado (19 polegadas);
Como regra geral, ao fazer voos internacionais, use empresas que ofereçam assentos com, no mínimo, 32 polegadas de pitch por 18 polegadas de largura. Qualquer coisa abaixo disso implica em muito desconforto em longas viagens.

Se você tem mais de 1,80 metro de altura, e/ou mais de 90 Kg de peso, deve evitar a classe econômica, se possível. Esses assentos foram projetados para pessoas de 1,70 metro e 75 Kg de peso. Você ficará muito desconfortável e incomodará os passageiros vizinhos. Economize mais um pouco e viaje na classe Executiva, que custa o dobro do preço, no entanto. Se quiser experimentar alguma coisa mais fascinante, viaje de Primeira Classe e aproveite.

do Cultura Aeronaútica

Nenhum comentário: