PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 28 de março de 2011

Sufoco no Aeroporto de SLZ.



Os últimos dias de São Luís têm sido marcados por uma situação singular e inusitada no aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, também conhecido como Aeroporto do Tirirical: quem chega e quem sai de São Luís por via aérea está desembarcando e embarcando a partir de tendas montadas ao lado da estrutura aeroportuária da capital do Maranhão. O motivo de situação tão fora da normalidade foi um alerta estridente dado pela estrutura master do terminal: se obras de restauração e conservação não forem realizadas o mais rapidamente possível, o emaranhado de ferro e cimento que cobre a área de embarque, desembarque, atendimento, lojas, restaurantes, espaços de espera e outros serviços desabará.

A primeira reação diante do abrigo improvisado no principal terminal de transporte aéreo de passageiros do Maranhão foi de surpresa. Depois, o que já era previsível: uma pancadaria sem dó nem piedade na Infraero. Estigmatizada pelas mazelas que vêm colocando a rede aeroportuária do Brasil entre as mais deficitárias dos países emergentes, a empresa que a administra procura explicar o que está acontecendo e o motivo da providência inusitada. Mas as reações, em alguns casos, são de total incompreensão.

A verdade evidente é que, apesar da aparência de anormalidade, não está acontecendo nada de absurdo no Aeroporto. Por conta dos problemas evidenciados na gigantesca estrutura metálica que cobre toda a área de serviços do terminal, a Infraero foi obrigada a desativá-la temporariamente. E como não existe outro espaço que possa ser utilizado eventualmente como terminal, a direção do aeroporto resolveu improvisar uma área que, apesar do desconforto, é minimamente funcional e atende, ainda que precariamente, às necessidades operacionais de embarque e desembarque.

O problema é simples: as obras têm de ser realizadas, exatamente para assegurar a funcionalidade do sistema que dá movimento ao aeroporto de São Luís. É assim que acontece em lugar do mundo em situação de emergência. Afinal, com a experiência de década administrando os problemas mais diversos da rede de aeroportos brasileiros, por onde embarcam e desembarcam milhares e milhares de pessoas a cada dia, é complicado colocar a Infraero contra a parede e acusá-la de incompetência.

É claro que a situação vivida neste momento pelo Aeroporto do Tirirical incomoda o passageiro. Afinal, ele é movido pela cultura universal de que aeroporto é um espaço de conforto e excelência, onde tudo funciona às mil maravilhas. Mas há casos em que por um momento situações contrariam essa realidade. É o que acontece no Tirirical, que precisa, mais do que nunca, da compreensão e da boa vontade dos por ele embarcam e desembarcam.

Aeroportos do Brasil.



Nenhum comentário: