PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Infraero faz mudanças em rota de voos do Santos Dumont para diminuir ruído, diz Inea

A pedido do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) vai mudar alguns procedimentos na rota dois (que passa pela zona sul) dos voos do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro. As novas restrições serão baseadas no limite máximo de ruído, segundo informou a presidente do Inea, Marilene Ramos. Anteriormente, o órgão havia pedido também para diminuir a quantidade de voos, o que não foi atendido.


05santosdumont_700

Marilene Ramos contou que recebeu um comunicado da Infraero informando que, a partir da primeira quinzena de outubro, vai implantar duas novas medidas, ainda como teste, com o intuito de minimizar o impacto dos ruídos das aeronaves nos bairros Botafogo, Flamengo, Urca, Laranjeiras, Glória e Santa Teresa. Entre as mudanças, estão a altura da rota e o ângulo de aproximação nestes bairros

- Vamos acompanhar nesse período de teste se esses procedimentos vão, de fato, surtir efeito e diminuir o incômodo relatado pela população. O que importa para nos é que o resultado seja alcançado, que é a redução do ruído. A Infraero entendeu que existe um problema e está trabalhando para diminuir os transtornos.

Há alguns meses, a Justiça Federal concedeu à Infraero uma liminar autorizando o número de voos rotineiros, alegando que o Inea não poderia fazer tal exigência, já que apenas a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tem o poder para restringir o número de voos.

Segundo a presidente do Inea, a Infraero não deu maiores detalhes sobre como funcionarão estas mudanças, mas o fato de estar disposta a diminuir o ruído, já mostra que o órgão percebeu a necessidade de se intervir na questão.

- Nós fazemos monitoramento e existe violação, as pessoas se queixam com razão. A Infraero está consciente disso e, apesar de não ter atendido a diminuição do numero de vôos, está testando uma opção alternativa, a alteração da rota para diminuir o barulho.

As mudanças ocorrerão no período das 22h às 7h, de acordo com o estabelecido pela licença ambiental de operação emitida no ano passado.

R7

Nenhum comentário: