PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Aviões ficarão sem máscara de oxigênio em banheiros

Publicidade
RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO
Os aviões devem ficar até dois anos sem máscaras de oxigênio nos banheiros. Esse é o prazo que a FAA (agência americana de aviação) estipulou para achar uma solução técnica para o assunto.
Brasil e EUA retiram máscaras de oxigênio de banheiros de aviões
O tema será discutido pela FAA com autoridades internacionais de aviação --Anac, inclusive-- e com a indústria. A remoção das máscaras dos banheiros foi concluída na última sexta-feira nos Estados Unidos e no Brasil, como antecipou a Folha.com.
A mudança se deveu ao temor, pela FAA, de que o gerador químico de oxigênio dos banheiros fosse usado como explosivo em ato terrorista.
No Brasil, passageiros de TAM e GOL, pelo menos, ainda não foram avisados da mudança. As duas companhias detêm 80% do mercado. Sem a máscara, quem estiver no banheiro fica sujeito aos riscos de uma eventual despressurização em voo.
Nesse cenário, em altitude de cruzeiro (12 mil metros), um passageiro tem entre 7 e 20 segundos até começar a ser afetado pela falta de oxigenação no cérebro, que causa confusão mental, depois coma e, no limite, morte.

Editoria de Arte/Folhapress
Embora as companhias tenham avisado as tripulações sobre as máscaras, não houve treinamento específico, nem aviso aos clientes. Caberá aos comissários ir até o banheiro para socorrer os passageiros, segundo a norma distribuída pela Anac.
O procedimento de um avião que despressuriza é descer até ser possível respirar sem máscaras, o que leva cerca de dois minutos.
  Empresas aéreas nacionais dizem seguir a determinação da Anac. Esta, por sua vez, informa que vai discutir qual o procedimento a ser adotado nas aeronaves das empresas aéreas nacionais.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário: