PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 1 de junho de 2012

GOL informa demissão de 190 TRIPULANTES.


  • A Gol informou nesta sexta-feira que demitiu 190 tripulantes.

A empresa afirma que os desligamentos estão "em continuidade ao seu processo de adequação à nova realidade do mercado, para manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade de sua operação. 

Em nota, disse que está em constante diálogo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas e que manterá o atendimento aos 63 destinos nacionais e 13 internacionais que compõem sua malha.
As demissões na empresa devem chegar a mil. Desde o início do ano, a companhia aérea já havia cortado 500 vagas --demitiu 1.200 e contratou 500. Desse total, 205 são tripulantes (pilotos e comissários). 

Em um comunicado aos tripulantes, a diretoria de operações da companhia justificou os cortes argumentando sobre a necessidade de adequar a competitividade e a rentabilidade da empresa a um "novo cenário no ambiente econômico".
Antes de iniciar as demissões, porém, a companhia abriu um programa para atrair voluntários, que puderam se inscrever até o dia 17.
Junto com a sua controlada Webjet, a Gol tem hoje cerca de 20 mil colaboradores.

REDUÇÃO DE CUSTOS
 
A Gol deu início a um agressivo plano de redução de custos depois de amargar um prejuízo de R$ 710 milhões no ano passado.
Apesar de o setor ter crescido 16%, a companhia perdeu dinheiro, principalmente, por conta de uma forte pressão de custos e pela valorização do real.
O combustível de aviação, por exemplo, aumentou mais de 20%. O insumo representava 38% dos custos da companhia no primeiro trimestre do ano passado. Hoje, já responde por 44%.
Entre as medidas adotadas pela Gol está a redução no número de comissários, de 4 para 3 por aeronave.
Desde 2010, após uma mudança nas regras, a Anac, agência reguladora do setor aéreo, liberou as empresas a voar com três comissários. Antes da Gol, a Webjet já havia adotado o procedimento.

LANCHE PAGO
A companhia também cortou serviço de bordo gratuito nos voos que oferecem a opção de serviço pago.
Hoje são 180 voos, de um total de 800. Mas, até o fim do semestre, o lanche pago estará disponível em todos os voos com mais de uma hora e 15 minutos de duração.
A Folha apurou que a nova onda de demissões não será acompanhada de mais cortes na operação. Trata-se de adequação ao já anunciado corte de cem voos (10% da malha).
Pela primeira vez, a companhia planeja encerrar o ano com uma redução da oferta de assentos. A previsão é reduzir a oferta em 2%.

PROTESTO
Ontem, comissários de bordo fecharam parcialmente a avenida Washington Luís, ao lado do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), em protesto contra demissões de tripulantes pelas companhias aéreas e também pela redução de comissários nos aviões --a Gol adotou a redução recentemente.
O ato, segundo o sindicato da categoria, reuniu cerca de 300 pessoas. De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o número de manifestantes era menor: em torno de 60.
 
FONTE: folha.com

Nenhum comentário: