PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

domingo, 9 de dezembro de 2012

Dona da Iberia vai à Justiça contra greves



A International Consolidated Airlines Group (IAG), dona das companhias aéreas British Airlines e Iberia, entrou na Justiça contra o sindicato dos pilotos da Espanha por causa das greves realizadas na empresa espanhola no final de 2011 e início deste ano. A decisão de entrar com um processo judicial foi tomada dias depois de tripulantes e funcionários de terra da Iberia anunciarem que farão uma nova paralisação durante a temporada de viagens de Natal, em protesto contra as demissões anunciadas na companhia.

A IAG afirmou que a ação, aberta pelo Tribunal Superior do Reino Unido, não estava relacionada à reestruturação anunciada recentemente na Iberia. Como muitas companhias tradicionais em toda a Europa, a IAG está lutando contra adversidades causadas pela economia difícil e os preços elevados dos combustíveis, que afetaram os lucros em todo o setor. A reestruturação em curso da IAG envolve o corte de 15% da capacidade da Iberia, com a eliminação de 4.500 postos de trabalho e 25 aeronaves. A IAG anunciou recentemente uma queda de 24% no lucro do terceiro trimestre, principalmente por causa de perdas na Iberia.

Em sua ação, a IAG está buscando uma declaração de que seus direitos na União Europeia foram violados e que a British Airways está tendo perdas porque as greves afetaram seus negócios, levando a empresa a registrar um prejuízo financeiro.

Greve. Na terça-feira, os funcionários da Iberia anunciaram a paralisação de suas atividades em dezembro, nos dias que antecedem a agitada temporada de viagens para o Natal. Os trabalhadores anunciaram que a greve entrará em vigor nos dias 14, 18, 19, 20 e 21 de dezembro. O sindicato de pilotos da Espanha não participará da paralisação por estar envolvido com outras questões trabalhistas relativas à companhia, disse um funcionário do sindicato.

Uma greve na maior companhia aérea da Espanha em dezembro, um dos meses mais movimentados do ano nos aeroportos, pode causar impactos significativos no tráfego aéreo. No ano passado, 1,5 milhão de voos decolaram ou aterrissaram no país, registrando o quarto maior número entre os europeus.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário: