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quinta-feira, 23 de maio de 2013

John Travolta é piloto de testes de novo rival para Embraer

challenger350 Travolta
A Bombardier anunciou nesta terça-feira a expansão de sua linha com o novo Challenger 350.

O lançamento do novo modelo foi feito na conferência europeia de aviação (Ebace) e contou com a presença do ator americano John Travolta, que também foi piloto de testes para a marca. O avião da principal rival da Embraer no mercado de jatos executivos deve chegar ao mercado em 2014 – mesmo ano em que a fabricante brasileira lança o Legacy 500.


Impulsionado por turbinas Honeywell, o 350 Challenger tem autonomia para voar até 5,9 mil quilômetros com oito passageiros e é capaz de decolar e subir diretamente para uma altitude operacional de 13,1 mil metros. Travolta, que também é piloto e possui jatos particulares, disse que se sentiu como um “astronauta” testando o modelo.


O Legacy 500 tem tecnologia de comandos de voo totalmente eletrônicos fly-by-wire, com autonomia de 5.556 quilômetros e altitude de 13,7 mil. A Embraer é a atual líder no mercado de jatos regionais, e terceira maior de aviação comercial, atrá de Airbus e Boeing. Mas a canadense Bombardier tenta se recuperar e manter sua influência nos Estados Unidos, onde a Embraer agora tem uma fábrica.

Crise
challenger 350


Líderes da indústria multibilionária de aviação executiva vêem sinais de recuperação depois de quatro anos de recessão, mas apelaram aos governos para facilitar o caminho à frente, cortando impostos e burocracia. O pedido foi lançado por executivos da Europa e da América do Norte, antes da abertura da conferência Ebace. O evento se encerra na quinta-feira.


“Os sinais são encorajadores”, disse o presidente-executivo da North American Business Aviation Association (NBAA), Ed Bolen. “Nós estamos vendo progresso em todos os setores, mas está muito frágil”. “O ambiente de dificuldades se arrasta. O tráfego ainda não se recuperou para níveis confortáveis, enquanto uma recuperação da indústria é prejudicada por algumas medidas políticas do governo”, disse o presidente-executivo da EBAA, grupo europeu industrial, Fabio Gamba.

O segmento expandiu-se com o aumento da economia mundial e do comércio internacional durante a década antes da crise financeira de 2008-2009, mas depois sofreu uma queda constante nas vendas, entregas de aeronaves e voos.
poder aéreo

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