PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dilma quer que empresário brasileiro compre a TAP


A “Folha de São Paulo” escreve esta segunda-feira, 3 de Junho, que o Governo brasileiro pretende que o empresário com passaporte americano e brasileiro, David Neeleman, adquira a TAP, cujo processo de privatização falhou no ano passado.
O governo brasileiro pretende que o David Neeleman avance com uma proposta de compra da TAP. O empresário, fundador da JetBlue, não estará interessado. Mas o banco do desenvolvimento brasileiro já terá facilitado um crédito, diz o jornal brasileiro "Folha de São Paulo".

Neeleman é o dono da companhia aérea brasileira Azul e da americana JetBlue e o seu nome aparece numa coluna, designada de “Painel” e assinada pela jornalista Vera Magalhães esta segunda-feira, 3 de Junho.

“O Governo dá sinais de que gostaria que o empresário David Neeleman, dono da companhia aérea Azul, comprasse a portuguesa TAP”, aponta o artigo. A Azul foi criada em 2008 e já se fundiu, entretanto, com a Trip Linhas Aéreas.

Contudo, o empresário não estará interessado em prosseguir a compra. “O empresário não quer fazer o negócio,
mesmo sabendo que o Governo deverá liberar alguns horários de pouso e descolagem no aeroporto de Congonhas [em São Paulo] em breve”, assinala a “Folha de São Paulo”.

Ainda assim, e segundo a mesma fonte, o BNDES, banco nacional do desenvolvimento do Brasil, terá já oferecido “uma linha de crédito para viabilizar a operação”.

No ano passado, a privatização da companhia aérea portuguesa falhou. O único empresário a apresentar uma oferta vinculativa foi Germán Efromovich, presidente da Avianca. Na altura, a operação não avançou porque, segundo o Governo português, o empresário não apresentou todas as garantias bancárias necessárias para a operação seguir em frente.

No final da semana passada, o Negócios escreveu que o Executivo liderado por Pedro Passos Coelho já recebeu várias manifestações formais de interesse na TAP, nomeadamente de fora da Europa. 

Pensa-se que a próxima operação de privatização possa ser feita sem a inclusão de várias subsidiárias da TAP, como a parte Manutenção Brasil, que, devido à sua situação financeira, dificulta o interesse na companhia como um todo.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, estará em Portugal na próxima semana e tem sido especulado que um dos temas a discutir na visita oficial é o da alienação da transportadora aérea nacional.

O Negócios tentou obter uma resposta do governo brasileiro, do BNDES e da companhia aérea Azul, mas ainda não foi possível.

FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário: