PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Paris inaugura serviço de controle em aeroportos por impressão digital

Junko Kimura/20.11.2007/Getty Images
Sem precisar da ajuda de funcionários, o viajante identifica eletronicamente seu passaporte e sua identidade por meio da impressão digital

Um dos terminais do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, capital da França, inaugurou nesta segunda-feira (16) um inovador dispositivo que permite que os passageiros evitem o habitual controle feito pelos agentes, efetuando-o em uma máquina de leitura do passaporte e da impressão digital.

A companhia que administra os aeroportos parisienses disse em comunicado que o sistema facilita um controle automático por parte dos passageiros e oferece autonomia completa durante o embarque, com "um excelente controle dos serviços de imigração".

O dispositivo será instalado progressivamente até o final do ano em outros terminais do aeroporto Charles de Gaulle e em Orly, o segundo principal de Paris, ao sul da capital.

Futuramente, o equipamento também será usado em plataformas aeroportuárias de outras grandes cidades europeias.

O aparelho está instalado junto às prateleiras de controle da polícia, tanto para a chegada quanto para a saída dos voos.

Para usar o serviço gratuito, os passageiros devem se registrar primeiro no fichário nacional francês criado para o mecanismo, aberto no mesmo terminal desde 19 de outubro.

Sob a direção do Ministério de Imigração francês, o sistema não é obrigatório de ser e pode ser utilizado por maiores de 18 anos que tiverem passaporte de algum dos países listados no Acordo de Schengen - que estabelece a livre circulação de pessoas entre países europeus.

O dispositivo consiste em uma primeira máquina na qual o passaporte é introduzido e que dá acesso a uma porta que leva a um espaço onde há outro equipamento de identificação. Nesse segundo aparelho, é preciso colocar o dedo para identificar o proprietário do documento, o que abre uma segunda porta que dá acesso à sala de embarque.

O sistema automatizado já funciona em outros países europeus, mas em alguns deles a verificação da identidade não é feita por meio da impressão digital, mas pela íris dos olhos.

R7

Nenhum comentário: