PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 9 de março de 2010

Veja o que muda para solicitar visto norte-americano

O vice-cônsul Paul Martinek, o presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss, Roselle Pimentel, diretora secretária da Abav-RJ, o presidente da Aabav-MG, José Maurício, e o assistente do vice consul, Eduardo Aragão
O vice-cônsul Paul Martinek, o presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss, Roselle Pimentel, diretora secretária da Abav-RJ, o presidente da Aabav-MG, José Maurício, e o assistente do vice consul, Eduardo Aragão

A Abav-RJ apresentou hoje para agentes de viagens associados os novos procedimentos para solicitação de visto norte-americano, que a partir da primeira quinzena de abril passará a ser feito exclusivamente pela internet. A iniciativa agilizará o processo, uma vez que, na hora da entrevista, o solicitante deverá estar apenas com o comprovante de pagamento e uma foto, além do formulário de uma página preenchido e impresso. Os detalhes foram apresentados pelo vice-cônsul e seu assessor, Paul Martinek e Eduardo Aragão, respectivamente.

O DS-160 é o novo formulário eletrônico para visto de não-imigrante (NIV) e substitui os seguintes formulários: DS-156 Formulário de Solicitação de Visto (EVAF); DS-157 Formulário Complementar de Solicitação de Visto; e DS-158 Informação de Contato e Histórico Profissional do Solicitante de Visto de Não-Imigrante. O formulário DS-160 estará disponível a partir de 15 de março e será obrigatório a partir de 5 de abril.

Diferente da forma anterior, todas as informações deverão ser preenchidas exclusivamente em inglês. Elas seguem para Washington, onde ficarão armazenadas. Para facilitar o preenchimento, haverá uma ferramenta que traduz as perguntas e respostas. “Formulários incompletos ou incorretos não serão aceitos. Caso o agente de viagens preencha o DS-160 para seu cliente, é obrigatório identificar-se. Temos como identificar a origem de qualquer formulário enviado. O constante preenchimento incorreto ou incompleto dos formulários pode resultar em atrasos significativos ou até mesmo em reagendamento de entrevista”, explicou Aragão.

Com a novidade, o agente poderá, por exemplo, enviar o DS-160 por correio eletrônico para o solictante, prestando mais um serviço ao cliente. Uma dica do consulado é manter a honestidade. “Seja honesto e exato. Não invente datas de viagem ou datas de vistos anteriores. Isto pode trazer complicações futuras a seus clientes”, ressaltou.

O DS-160 substitui o Formulário de Solicitação de Visto. Mas outros documentos ainda são requeridos, como para estudantes: I-20; programas de intercambio: DS-2019; vistos de trabalho (H, L, O etc): petição de trabalho. As próximas ferramentas a serem integradas no site são Calendário Integrado de Agendamento; pagamento da taxa on-line e DS-260 de Imigrantes.

Mais informações na seção consular, pelo website: www.embaixada-americana.org.br, e-mail: visario@state.gov ou telefone: (21) 3823-2000, de 13h às 14h. Ou pelo sistema de agendamento de vistos pelo website: www.visto-eua.com.br, e-mail: contato@visto-eua.com.br ou telefone: (21) 4004-4950
Panrotas

Nenhum comentário: