PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 20 de abril de 2010

Apesar de pressão das companhias, Europa mantém restrição a voos


As companhias aéreas da Europa pressionam os países a retirarem as restrições ao tráfego aéreo que mantêm no chão cerca de 70% dos voos previstos para esta segunda-feira. A Comissão Europeia negou que o fechamento do espaço aéreo na Europa por causa da nuvem de cinzas gerada pela erupção de um vulcão na Islândia tenha sido uma decisão "irracional" e dezenas de países, incluindo o Reino Unido, mantêm as restrições (leia mais abaixo a situação país a país).

Apenas 30% dos voos previstos na Europa serão operados hoje, diz agência
Está na Europa ou foi prejudicado? Envie seu relato
Comente o caos aéreo na Europa
Entenda a erupção que paralisa os voos na Europa
Entenda os perigos de voar em nuvens de cinzas vulcânicas

"Todas as decisões tomadas até agora se basearam nas diretrizes de segurança da Organização da Aviação Civil Internacional", disse, em entrevista coletiva, o comissário de Transportes europeu, Siim Kallas.

"Não podemos contradizer estas diretrizes", acrescentou Kallas, que afirmou que a Europa não seguiu os eventos de forma "irracional".

Ele negou ainda que o sistema europeu tenha falhado e ressaltou que a situação atual é "acontecimento sem precedentes" e que as medidas adotadas devem ser baseadas em dados científicos e não podem comprometer a segurança.

Perguntado sobre a comparação entre o sistema europeu e o americano, supostamente mais efetivo nestas situações, o comissário afirmou que na Europa a decisão de fechar o tráfego aéreo depende diretamente das autoridades nacionais, enquanto nos Estados Unidos são os operadores que decidem.

O comissário reconheceu que a fragmentação causada pelas diferentes decisões de cada país limita a disponibilidade do espaço aéreo europeu e que este será um dos aspectos analisados em uma reunião por ministros dos 27 países-membros da União Europeia (UE).

Críticas

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) pressiona nesta segunda-feira por medidas urgentes pela retomada dos voos na Europa, cuja interrupção causa um prejuízo diário de US$ 250 milhões para as empresas do setor.

A Iata afirma que as autoridades aéreas "perderam oportunidades de voar com segurança". "Este vulcão paralisou o setor aéreo, primeiro na Europa, e agora está tendo implicações mundiais. A escala do impacto econômico já é maior do que no 11 de Setembro (de 2001), quando o espaço aéreo dos EUA foi fechado por três dias", disse o diretor da associação Giovanni Bisignani.

Em entrevista coletiva em Paris, ele criticou a proibição generalizada de voos e defendeu "formas de flexibilizar o espaço aéreo, passo a passo".

A companhia aérea britânica British Airways apontou hoje que as atuais restrições impostas no espaço aéreo europeu são "desnecessárias", com base nos voos de teste realizados por esta e outras empresas.

Os resultados obtidos até o momento pelo voo de teste de um avião da British Airways, assim como os efetuados por outras companhias aéreas europeias, "fornecem novas provas de que as atuais restrições no espaço aéreo são desnecessárias", segundo a empresa britânica.

No domingo, o executivo-chefe da companhia, Willie Walsh, voou a bordo de um Boeing 747, que decolou do aeroporto de Heathrow, em Londres, sobrevoou o Atlântico e pouso com segurança em Cardiff, no País de Gales.

Veja a situação país a país

Alemanha

O departamento alemão de segurança aérea ampliou até pelo menos as 21h desta segunda-feira o fechamento do espaço aéreo.

No país, são cada vez mais as companhias aéreas que criticam a medida. Wolfgang Nmayrhuber, presidente da Lufthansa, a maior companhia aérea alemã, sustentou hoje em declarações à rede de televisão pública ZDF que "já não existe perigo".

Tanto Mayrhuber como os chefes de outras companhias criticaram que as autoridades oficiais se tenham limitado a tomar como parâmetro uma simulação por computador realizada no Reino Unido, e que não se tenham feito ainda medições reais.

Áustria

O espaço aéreo da Áustria, fechado desde sexta-feira passada (16), foi aberto novamente no começo da manhã desta segunda-feira, anunciaram as autoridades aeronáuticas do país.

Antes das 6h (2h no horário de Brasília), o primeiro voo partiu do aeroporto internacional de Viena, o mais importante da Áustria.

O ex-piloto de Fórmula 1 austríaco Niki Lauda, proprietário da companhia aérea austríaca Fly Niki, fez neste domingo um voo de teste de cerca de 300 quilômetros sem passageiros de Viena a Salzburgo.

Após aterrissar no aeroporto de Salzburgo com um Airbus A320 de sua companhia, que ele mesmo pilotou, Lauda disse: 'este foi o voo mais lindo que já fiz, com céu azul. Não entendo nada do que está acontecendo'.

Bélgica

Bélgica decidiu estender o fechamento de seu espaço aéreo até as 15h desta segunda-feira, mas as companhias belgas podem repatriar aviões vazios.

A companhia local Brussels Airlines cancelou todos seus voos até as 12h de terça-feira, apesar do porta-voz do secretário de Estado para a Mobilidade, Etienne Schouppe, ter anunciado a abertura do espaço aéreo, informou o jornal "Le Soir".

Bulgária

Espaço aéreo está parcialmente aberto para voos com destino e provenientes do sul e do sudeste, principalmente da Grécia. Os aeroportos de Sofia, Plovdiv e Burgas estão abertos, mas os terminais do norte do país permanecem fechados. O tráfego aéreo é permitido a 8.000 metros de altitude.

Dinamarca

O espaço aéreo foi reaberto apenas para voos acima de 10.800 metros.

Espanha

Todos os aeroportos espanhóis foram reabertos na manhã desta segunda-feira. O governo ofereceu seus aeroportos como plataforma de transferências para passageiros bloqueados em outros países.

Finlândia

O país anunciou a reabertura temporária dos aeroportos de Helsinque-Vantaa, entre as 9h e as 17h, e os aeroportos de Turku e Tampere, entre as 9h e as 18h).

França

A França reabriu os aeroportos de Bordeaux, Marseille, Nice, Toulouse e vários outros ao sudoeste do país até as 10h desta segunda-feira, tendo em vista os bons resultados dos voos de teste realizados desde ontem.

Por enquanto, todos os aeroportos situados ao norte de uma linha imaginária entre Bordeaux e Nice vão permanecer fechados pelo menos até amanhã às 8h (4h no horário de Brasília), o que inclui todos os aeroportos de Paris e o de Lyon, segundo anunciou ontem o governo francês.

Reino Unido

O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional do Reino Unido (Nats, na sigla em inglês) estendeu o fechamento do espaço aéreo britânico até as 7h desta terça-feira (3h no horário de Brasília).

A agência alerta aos passageiros que contatem suas companhias aéreas antes de ir ao aeroporto e afirmou que o movimento da nuvem vulcânica sobre o país continua "dinâmico".

Itália

Após duas horas do anuncio da reabertura do espaço aéreo no norte do país, a Itália voltou atrás e anunciou as restrições até às 06h desta terça-feira (03h de Brasília).

Noruega

O espaço aéreo foi reaberto na noite de domingo para quase a totalidade de seus aeroportos, incluindo Oslo. Algumas partes do norte do país, contudo, permanecem fechadas.

Países bálticos

O tráfego aéreo da Letônia ficará fechado até, ao menos, as 12h desta segunda-feira.

A Estônia autorizou os voos a partir das 8h desta segunda-feira, desde que a mais de 6,5km de altitude. O aeroporto de Tallin continua fechado.

A Lituânia está com seu espaço aéreo reaberto.

Holanda

O país também decidiu estender o fechamento de seu espaço aéreo até as 10h. O Ministério holandês de Transporte, Obras Públicas e Gestão de Água, indicou que a extensão do fechamento é baseada em previsões meteorológicas para as próximas horas, informa a manchete do "Dutch News".

Luxembrugo

O espaço aéreo do país permanece fechado até às 15h desta segunda-feira.

Polônia

Embora a aterrissagem e decolagem de voos comerciais continue proibida, foram permitidos os voos de passagem sobre o espaço aéreo polonês, já que estes aparelhos passam a grande altura, acima da nuvem vulcânica.

Também são possíveis os voos a alturas abaixo dos 6.000 metros, sob o pó procedente do vulcão islandês.

Os problemas no tráfego aéreo impediram ontem a presença de importantes estadistas de todo o mundo no funeral do presidente polonês, Lech Kaczynski, na Cracóvia.

República Tcheca

O espaço aéreo do país foi reaberto a partir das 7h desta segunda-feira.

Romênia

As autoridades aeronáuticas da Romênia reabriram hoje parte de seu espaço aéreo, após dois dias fechado.

Os aeroportos de Timisoara e Arad, ao oeste do país, retomaram sua atividade. Já os aeroportos de Bucareste, Craiova e Konstanz voltam a funcionar às 10h.

As autoridades romenas planejam a reabertura total do espaço aéreo romeno durante o dia de hoje.

Segundo os meteorologistas, a nuvem de cinza vulcânica sobre a Romênia perdeu densidade e se dirige para o oceano Atlântico.

Rússia

O país não impôs restrições, mas os aeroportos russos se viram obrigados a atrasar hoje 411 voos e a cancelar outros 77 como consequência da nuvem de cinzas causada pela erupção vulcânica na Islândia, informou a direção de aeronáutica da Rússia, a Rosaviatsia.

Os atrasos e cancelamentos afetam 34.300 passageiros de voos com destino a países europeus, mas segundo as autoridades russas não são observadas aglomerações nos terminais aeroportuários.

O Serviço de Meteorologia de Jabarovs, no extremo oriente do país, informou que as cinzas do vulcão islandês poderiam chegar a essa região nos próximos dias.

Eslováquia

A Eslováquia reabriu o espaço aéreo ao leste do país completamente. O resto do país terá voos apenas acima de 7.500 metros, informou a Autoridade de Aviação do país.

"A parte leste do país está completamente aberta, um novo balanço será feito mais tarde nesta segunda-feira", disse Petr Bruna, chefe da agência de aviação.

O aeroporto da capital, Bratislava, permanecerá fechado até segunda ordem.

Suécia

O país reabriu seu espaço aéreo ao norte de uma linha ligando a cidade de Gothenburg a Estocolmo.

As companhias aéreas escandinavas já retomaram os voos domésticos no espaço aéreo aberto, assim como voos entre estocolmo e Oslo.

Suíça

O país permite o sobrevoo do território autorizado a 6.400 m, mas há interdição de decolagem e aterrissagem até 06h de terça.

Ucrânia

O país anunciou o fechamento quase total dos aeroportos do país, mas o Aeroporto Internacional Borispol, em Kiev, está aberto.

jornaldiadia

Nenhum comentário: