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terça-feira, 20 de abril de 2010

Europa prevê mais de 10 mil voos, mas nova nuvem de cinzas causa transtorno

Depois de seis dias de quase total paralisação, finalmente aviões levantaram voo em aeroportos da Europa nesta terça-feira (20), em escala mais próxima à operação comercial normal. A Organização Europeia pela Segurança do Tráfego Aéreo (Eurocontrol) anunciou pela manhã que mais de 10 mil voos – cerca de um terço do registrado em condições normais – eram esperados para todo o dia e que, de acordo com a evolução do movimento da nuvem de cinzas vulcânicas, esse número poderia evoluir ou regredir.

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Ao mesmo tempo, as autoridades de aviação da Europa permanecem preocupadas, uma vez que a atividade do vulcão Eyjafjallajokull se intensificou nas últimas 24 horas na Islândia, expelindo mais gases e detritos no ar, o que por enquanto não fez com que os planos acordados nesta segunda-feira (19) fossem revistos entre os governos. Para quem tentou voar na Europa nas primeiras horas de reabertura, a dificuldade foi encarar a margem entre 95% e 100% de atrasos.

Até as 5h40 desta terça-feira, dos 10.148 voos programados na Europa, 1.714 pousaram, 1.661 decolaram e 6.773 (67% do total) eram esperados. Cerca de 590 aviões estavam com atrasos superiores a 30 minutos nos aeroportos europeus. Ainda segundo a Eurocontrol, o nível operacional apresentado no continente estava na casa dos 60%, o que era considerado dentro do esperado.

Segundo o Centro de Controle do Tráfego Aéreo do Reino Unido (Nats, na sigla em inglês), enquanto as condições atmosféricas permitem o voo, parte do espaço aéreo da Escócia seguirá aberto, assim como o norte da Inglaterra, com aviões direcionados ao aeroporto de Newcastle. Voos abaixo dos 20 mil pés (6.000 metros) no Reino Unido seguirão restritos para pousos e decolagens.

No entanto, nem mesmo as informações de liberações parciais no norte da Europa fizeram a British Airways esperar. Ainda durante a manhã, a empresa anunciou o cancelamento de seus vôos de curta distância. Fora do continente também há quem desconfie da reabertura dos aeroportos. A australiana Qantas cancelou mais uma vez o retorno das operações para o Reino Unido, sem previsão de retomada. Já outra grande empresa do setor, a alemã Lufthansa, anunciou que operaria pelo menos 200 voos nesta terça-feira para diversos destinos.


As informações metereológicas da rede americana CNN colocam o Reino Unido e adjacências no caminho da nova nuvem de cinzas vulcânicas. O pessimismo fez com que a Polônia, a Irlanda e a Dinamarca tenham decidido manter os seus espaços aéreos fechados, os irlandeses até a tarde desta terça-feira, enquanto nenhum avião voará sob solo dinamarquês até quarta-feira (21).

O geógrafo islandês Sigtrudur Arnsdottir explicou que a erupção do vulcão continua em curso.

- Ela (erupção) está em curso, é estável, parece estar como ontem. Temos notícia que haveria mais lava agora .

Já o meteorologista Bjorn Einarsson diz que, apesar do aumento de tremores, ainda não há confirmação se o vulcão está expelindo mais cinzas.

Os tremores no vulcão ter sido ligeiramente maiores, mas que não dá qualquer indicação sobre o montante da nuvem de cinzas. O que foi alterado para produzir uma erupção de lava.

Outros países procuram diminuir o impacto causado por 83 mil vôos cancelados nos últimos cinco dias e prometem operar em sua plena capacidade, ou quase isso. Na Espanha o espaço aéreo reabriu totalmente, assim como na Holanda, Bulgária, Suécia, Croácia, Áustria, República Checa, Romênia, Ucrânia, Rússia e Suíça.

Já a França prometeu ter até 75% dos seus voos normalizados, escala que a Itália espera alcançar durante o dia, já que os aeroportos do norte do país seguiam fechados pela manhã. Portugal seguia sem voos de até 20 mil pés (6.000 metros), operando parcialmente.

No Brasil, a Infraero informou por volta das 5h30 desta terça-feira que dois voos, saindo de Cumbica (SP), seguiram para a Europa, e havia também a expectativa pela chegada de aeronaves vindas do continente europeu.

r7

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