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terça-feira, 13 de abril de 2010

Novo traçado de Viracopos preserva igreja e nascentes

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não vai mais desviar a ferrovia que integra o corredor de exportação para poder construir a segunda pista do Aeroporto Internacional de Viracopos. Em vez de fazer um desvio de 6,5 quilômetros, a empresa optou por passar os trilhos, em túnel, embaixo da futura pista do aeroporto. A estatal obteve o aval do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para essa solução que, segundo a Infraero, reduzirá o impacto sobre as nascentes existentes no sítio aeroportuário. Serão atingidas com o novo projeto duas, de nove nascentes que deveriam estar no traçado. O projeto irá reduzir a área a ser desapropriada em um milhão de metros quadrados, no bairro Friburgo, na região Sudoeste de Campinas, preservando a igreja e a escola locais. Parte do bairro, que é considerado patrimônio histórico, porém, segue nos planos de desapropriação da Infraero. A solução encontrada para a ferrovia é mais uma mudança na proposta original visando obter o licenciamento ambiental. Anteriormente, a Infraero havia decidido deslocar a futura pista em 400 metros na direção da Rodovia Santos Dumont e em 200 metros na direção da pista atual. Com isso, a terceira pista, cuja construção está prevista na segunda fase de ampliação, em 2025, também será deslocada em 200 metros. A segunda pista terá 3,6 mil metros de comprimento por 60 metros de largura, com a correspondente pista de rolamento paralela. Esta pista de rolamento deverá possuir uma largura de 25 metros e acostamentos de 17,5 metros. A ferrovia integra o corredor de exportação que atravessa Campinas no sentido Norte/Sul, passando por áreas urbanizadas da região do Campo Grande, entre loteamentos ocupados como o Jardim Florence e Satélite Íris, seccionando também o aterro Complexo Delta.
spotting viracopos

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