PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nigeriano que tentou explodir avião no Natal comparece a tribunal

Reuters

O jovem nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, acusado de tentar derrubar um avião nos EUA, comparecerá nesta terça-feira (13) a um tribunal

O jovem nigeriano indiciado nos Estados Unidos pela tentativa de explodir um avião comercial no dia 25 de dezembro de 2009 comparecerá nesta terça-feira (13) a um tribunal de Detroit para uma audiência prévia ao julgamento.

Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, é acusado de seis crimes, incluindo tentativa de assassinato e tentativa de uso de armas de destruição em massa.

Abdulmutallab tentou explodir, no dia de Natal, o voo 253 da Northwest Airlines, que fazia a viagem entre Amsterdã, na Holanda, e Detroit, nos EUA. O avião tinha 290 pessons a bordo.

A tentativa fracassou porque os explosivos que o jovem nigeriano carregada dentro da cueca não chegaram a detonar, mas causaram fogo e fumaça.

Abdulmutallab se declarou inocente da seis acusações em um tribunal federal americano das seis acusações. Se condenado, o suposto terrorista pode ter de cumprir prisão perpétua.

Poucos dias após a tentativa de ataque, a rede terrorista Al Qaeda, liderada pelo saudita Osama bin Laden, assumiu responsabilidade pelo fato.

Em comunicado publicado num site radical islâmico na internet, o grupo chamou Abdulmutallab de "irmão" e disse que o nigeriano tinha feito um "ato heróico".

Segundo os fundamentalistas islâmicos, a ação foi uma resposta a supostos ataques americanos no Iêmen.

Para o governo do Iêmen, onde o nigeriano supostamente recebeu treinamento dos terroristas, Abdulmutallab foi recrutado pela Al Qaeda quando morava em Londres, no Reino Unido, onde vivia como estudante.

R7

Nenhum comentário: