PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Aviação agrícola promete nicho para etanol


Levantamento do sindicato das empresas de aviação agrícola (Sindag) revela que a frota de aeronaves do setor no país é de 1,4 mil. O potencial de crescimento é de 100%, no curto prazo, por conta da estratégia de usar aviões como pulverizadores, o que, conforme a entidade, reduz gastos e possibilita menos agressão à natureza pela menor dispersão de agrotóxicos.

Segundo documento do Sindag, divulgado em recente encontro do setor em Ribeirão Preto (SP), o etanol, que já é combustível das aeronaves novas, ainda está restrito à frota vigente, que emprega mais gasolina.

Conforme o Sindag, o alto custo de combustível aeronáutico prejudica, porque o preço do combustível nacional é aproximadamente, 45% mais caro do que aplicado nos demais países do Mercosul.
Diz a carta: “A redução da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) poderia ser uma das soluções, porém houve veto da Presidência da República; Apesar dos estudos efetuados, comprovando a vantagem da utilização do álcool etílico hidratado como combustível alternativo à gasolina aeronáutica, este benefício tem se situado aquém do esperado, em função, principalmente, do pequeno número de aeronaves convertidas à álcool. É urgente uma política que viabilize maior agilidade na certificação de outras aeronaves para tal uso, sem prejuízo à segurança de voo”.

agroind

Nenhum comentário: