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 |        | Claudia Pagnano, vice-presidente de  Mercado da Gol | 
 |  Depois da  América do Sul, a Gol Linhas Aéreas decidiu investir pesado no Caribe  este ano. Em abril, a companhia iniciou voos regulares para Punta Cana,  na República Dominicana e neste mês passou a operar para Aruba e  Barbados. Além disso, aguarda a aprovação das autoridades das Antilhas  Holandesas para oficializar a rota São Paulo-Manaus-St Maarten como  regular. "Fizemos estudos de demanda e entendemos que podíamos  desenvolver nossa malha internacional por essa região. Com essas  operações, diminuímos qualquer dificuldade para o brasileiro acessar o  Caribe", afirmou Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da Gol, em  entrevista exclusiva ao MERCADO&EVENTOS.
 Com essa nova  oferta, o brasileiro não precisa mais de visto norte-americano para  visitar as ilhas do Caribe e a viagem não dura mais de seis horas.  "Entregamos ao mercado brasileiro um produto diferenciado", ressaltou  Claudia, mencionando que a companhia também atende Curacao por meio de  fretamentos. Na América Central, especificamente, a  Gol confirmou interesse no mercado da Costa Rica e tem, inclusive, o  aval do governo local. A operação teria escala em Manaus.  "Simultaneamente vamos continuar priorizando o território sul-americano,  maximizando a malha aérea existente a partir de acordos comerciais com  companhias estrangeiras", disse a vice-presidente.
 
 A Gol mantém  code-share com as empresas American Airlines, Air France, Iberia,  Aeromexico e está em fase de implantação do compartilhamento de voos e  do programa de millhagem Smiles com a KLM. "Também acabamos  de formalizar o pedido de code-share com a Delta Airlines e pretendemos  assinar outras parcerias ainda este ano", comentou Claudia  Pagnano. Atualmente, a Gol serve às cidades de Buenos Aires, Córdoba,  Rosário (Argentina), Santiago (Chile), Assunção (Paraguai), Montevidéu  (Uruguai), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Caracas (Venezuela) e  Bogotá (Colômbia).
 
 No campo doméstico, as perspectivas de  crescimento da Gol também são positivas. A companhia detém 40% do share  nacional e figurou nos últimos dois meses como a melhor empresa aérea  brasileira no ranking de pontualidade de voos. "Operamos diariamente 860  frequencias, transportando uma média de 100 mil passageiros. Isso  significa que a cada um minuto e meio uma aeronave da Gol está pousando  ou decolando e nosso índice de atraso é de, no máximo, 15 minutos",  explicou Claudia Pagnano. Esse cenário, de acordo com a executiva,  contribui para a Gol seguir em sua missão: democratizar e popularizar à  aviação brasileira.
 
 No final do ano passado, a Gol lançou sua  primeira loja Voe Fácil, direcionado para as vendas de bilhetes aéreos  diretamente ao público. O espaço está localizado no Largo 13, no bairro  de Santo Amaro, em São Paulo e oferece o pagamento das passagens em até  36 vezes. "Desenvolvemos esse produto com o intuito de quebrar a  resistência e até o medo de viajar dos brasileiros da nova classe média.  Além do atendimento personalizado, oferecemos informações sobre o  funcionamento dos aeroportos e um pequeno glossário sobre aviação",  salientou a vice-presidente, anunciando que a iniciativa vem dando  resultados.
 
 Segundo Claudia Pagnano, o índice de efetividade na  compra de bilhetes aéreos por meio da loja Voe Fácil é 30% superior  aquela registrada no website da Gol. Atenta à essa situação,  a companhia confirma o lançamento das novas cinco lojas Voe Fácil ainda  este ano na região da Grande São Paulo.
 
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