PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Congresso faz homenagem à FAB e aos aviadores

[Fotos: Aviões]

Está marcada para quarta-feira (20), às 10h, no Plenário da Câmara, sessão solene conjunta do Congresso Nacional para homenagear o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Dia do Aviador, celebrados em 22 e 23 de outubro, respectivamente.

A FAB está submetida ao Comando da Aeronáutica e foi criada em 20 de janeiro de 1941 por um decreto do então presidente Getúlio Vargas. Seu antigo nome era Forças Aéreas Nacionais. Em maio do mesmo ano, um novo decreto mudou o nome para Força Aérea Brasileira, que permanece até hoje.

No dia 25 de maio deste ano, foi publicada no Diário Oficial da União a lei que aumentou em 20% o efetivo da Aeronáutica. A medida abriu vaga para mais 13.795 militares colocados em diversas áreas de atuação na FAB, segundo a instituição. O total de efetivos hoje é de 88,8 mil - dos quais 81,2 mil são militares e 13,7 mil, civis. A FAB também tem passado por uma reformulação de sua frota, substituindo aeronaves antigas por outras mais modernas.

Dados de 2008 divulgados pela FAB apontam que, do total de militares, os homens representam 92,17% e as mulheres 7,83%, cujo ingresso na Força foi permitido a partir de 1982.

Segundo a FAB, a missão da corporação é "defender o Brasil, impedindo o uso do espaço aéreo brasileiro e do espaço exterior para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais". Entre as atribuições da Aeronáutica destacam-se: cooperar com a repressão a delitos transnacionais, com o desenvolvimento nacional e a defesa civil; orientar, coordenar e controlar as atividades da aviação civil; e prover a segurança da navegação aérea.

Agência Senado

Nenhum comentário: