PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ITA planeja investir R$ 130 mi na ampliação da infraestrutura


SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) planeja investir R$ 130 milhões na ampliação da atual infraestrutura para, no prazo de cinco anos, aumentar de 120 para 240 o número de vagas oferecidas anualmente em um dos vestibulares mais concorridos do País. O projeto contempla a construção de três prédios e a contratação de 150 professores e técnicos de apoio, segundo o reitor do ITA, Reginaldo dos Santos.

O projeto será enviado este mês ao Ministério da Defesa. "Sugerimos um cronograma de cinco anos, com um aumento de 20% no número de vagas a partir de 2012. Ainda é uma meta, pois o projeto terá de ser submetido ao Ministério do Planejamento", comenta o reitor. Ele reconhece que o acréscimo de 120 vagas ainda é aquém da procura, mas diz que o ITA dará uma contribuição significativa para a formação de engenheiros altamente qualificados.

"Estudo feito pela CNI aponta uma grande carência de engenheiros no Brasil. Dos 150 mil alunos que ingressam todos os anos em cursos de engenharia, apenas 30 mil se formam, a evasão chega a 80%", diz o reitor do ITA. O estudo indica ainda outra situação grave: desses 30 mil engenheiros, apenas 10 mil têm boa formação.

"Esse é o principal argumento para que o ITA dobre o número de vagas", diz Reginaldo dos Santos, pernambucano que se formou em engenharia eletrônica no ITA, em 1970, com a honrosa menção "suma cum laude", o que faz dele um dos menos de 20 notáveis da instituição: que se formaram com notas acima de 9,5 em todas as matérias nos cinco anos do curso.
dci

Nenhum comentário: