PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Favorito à concorrência da FAB, Rafale cai durante operação

A cerca de uma semana da decisão final do governo brasileiro sobre sua aquisição, um caça Dassault Rafale acidentou-se perto da costa paquistanesa. Os motivos ainda são desconhecidos.

O avião caiu no último domingo após uma missão no Afeganistão. O piloto conseguiu ejetar-se e a aeronave, que voava de volta ao porta-aviões Charles de Gaulle. Os Rafale participam de missões de patrulha como parte da força internacional liderada pelos Estados Unidos no país asiático. O navio transporta nove unidades do avião.

Foi o quarto acidente com um Rafale desde que ele tornou-se operacional na França, em 2001. Os outros três foram em treinamentos. O país tem pouco mais de 80 Rafales voando, e é seu único operador.

Conforme a Folha mostrou em sua edição de hoje, o avião deverá ser escolhido na disputa pelo fornecimento de 36 aviões à FAB, negócio que pode chegar a R$ 10 bilhões.

A reunião entre o presidente Lula, a eleita Dilma Rousseff e o ministro Nelson Jobim (Defesa) deverá ocorrer no dia 6. A FAB, contudo, preferiu em sua avaliação o sueco Gripen NG, mais barato de comprar e operar. Também disputa a concorrência o americano F/A-18. – Igor Gielow.

poder aéreo

Nenhum comentário: