 
                  Investigadores sul-coreanos do laboratório de energia atómica desenvolveram o primeiro robot semi-autónomo para evitar colisões entre aves e aviões. De que forma? Emitindo sons que podem atingir uma distância de 300km.
De  acordo com os dados da Organização Internacional de Aviação, só nos  últimos oito anos, morreram 400 pessoas devido a embates de aves em  aviões e 420 aparelhos ficaram danificados. E cerca de 40 por cento dos  acidentes de avião com pássaros acontecem à noite. 
 Números  preocupantes e que podem ser reduzidos e evitados com a nova tecnologia  produzida por um instituto de investigação de energia atómica e uma  equipa de fabrico de armas. "Os robots foram originalmente encomendados pelas Forças Armadas para evitar colisões com pássaros em aeroportos militares", disse Yi Jongmin, chefe de relações públicas da KAERI -Instituto de Energia Atómica, na Coreia do Sul.
 O  robot, que parece uma versão Lego de um transformador, é montado com  altifalantes que podem emitir uma série de sons de aves, incluindo  gritos de falcões, até 100 decibéis. Sons que podem "viajar" até 300  quilómetros de distância.
 O  robot também dispara lasers e, além disso, capta os movimentos,  concentrações e comportamentos das aves que depois os transmite para a  base de controlo e monitorização da informação. O laboratório de  robótica na KAERI liderou o projeto intitulado Airport Birdstrike  Prevention System - sistema de prevenção de colisões de aves em  aeroportos.
TVNET.SAPO
TVNET.SAPO
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário