PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PF prende três homens e apreende avião carregado de agrotóxicos no RS



Avião com agrotóxicos (Foto: Polícia Federal/Divulgação)
Avião estava carregado com 200 litros de agrotóxicos (Foto: Polícia Federal/Divulgação)

Três homens foram presos e um avião foi apreendido na noite de quinta-feira (9) em Alegrete, na região da Campanha do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Federal (PF), eles estavam aplicando agrotóxicos proibidos em uma plantação de arroz.

Foram detidos o proprietário da lavoura, o piloto do avião, que também é sócio da empresa de aviação agrícola, e um assistente de pista. Os três foram autuados por crime ambiental, pagaram fiança sque somadas chegaram a R$ 7,5 mil e foram liberados.

De acordo com a PF, o produto pulverizado estava misturado a um agrotóxico importado cuja aplicação por pulverização aérea é proibida no Brasil. A aeronave estava carregada com cerca de 200 litros de mistura no reservatório.

Na empresa de aviação agrícola, foram encontradas embalagens vazias e sem rótulos de outros agrotóxicos. Já na propriedade rural, a PF achou mais agrotóxicos contrabandeados e outros nacionais com prazo de validade vencido, além de um local para queima de embalagens vazias.

A área já pulverizada e a empresa serão objeto de autuação por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo a PF, a empresa também deve ser autuada pelo Ministério do Trabalho por não adotar equipamentos de proteção individual para a aplicação do produto.

Fonte: G1

Nenhum comentário: