Os custos e as despesas operacionais da Gol apresentaram um aumento de
9,2% no quarto trimestre do ano passado, na comparação com igual período
de 2011, para R$ 2,477 bilhões. O Cask (custo operacional por assento
disponível por quilômetro) total atingiu 20,05 centavos de real nos
últimos três meses de 2012, o que representa uma expansão de 27,2% em
relação ao apurado na mesma etapa de 2011.
O Cask ex-fuel (que exclui as
despesas com combustível) registrou um aumento de 32,9% ante o mesmo
período do ano anterior, totalizando 12,49 centavos de real.
A companhia destacou que incorreu em custos adicionais de R$ 197 milhões
referente ao fim das atividades operacionais da Webjet, despesa não
caixa em função de provisão para perda de ativos e despesas com
logística e reacomodação de passageiros em função da descontinuidade das
operações da controlada.
Desconsiderando esses custos adicionais, a despesa operacional total
ficou praticamente estável frente ao quarto trimestre de 2011, informou a
Gol.
Já o Cask total ficou em 8,46 centavos de real, o que corresponde a
um crescimento de 17,1%, enquanto e o Cask ex-fuel alcançou 10,90
centavos de real, o que corresponde a uma alta de 16%.
Os custos com combustíveis e lubrificantes por Ask (assentos quilômetros
oferecidos) apresentaram um aumento de 18,7% em relação ao quarto
trimestre do ano passado, totalizando 7,56 centavos de real. O aumento
na despesa de combustível ocorreu principalmente em função da
permanência de um alto patamar do preço por litro do querosene de
aviação durante o trimestre, que correspondeu a um aumento de 21% na
comparação com o mesmo período do ano passado.
A Gol aponta que o resultado foi parcialmente compensado pela queda em
cerca 16% no consumo de combustível por causa da redução da oferta entre
os períodos.
A despesa de combustível nos últimos três meses do ano passado
representou cerca de 38% das despesas totais consolidadas, uma
participação inferior aos 40% reportados no quarto trimestre de 2011.
Os custos com pessoal por ASK ficaram praticamente estáveis em relação
ao mesmo período de 2011, totalizando 3,14 centavos de real. Ao final do
trimestre, a Gol tinha 17.676 funcionários, ante 20.525 ao final do
quarto trimestre do ano anterior, antes de começar a reduzir o quadro. O
número de colaboradores no final do período ainda considera os 850
colaboradores da Webjet que foram desligados e posteriormente
readmitidos por força de ordem judicial ainda em 2012.
Os custos com arrendamento de aeronaves por ASK apresentaram um aumento
de 24,5% em relação ao quarto trimestre de 2011, totalizando 1,35
centavo de real. A despesa foi parcialmente compensada pela menor
quantidade de aeronaves sob regime de leasing operacional entre os
períodos, que passou de 101, no quarto trimestre de 2011, para 96, ao
final de dezembro passado.
O item outras despesas por ASK teve um aumento de 206%, atingindo 2,24
centavos de real. Conforme a Gol, o aumento ocorreu, principalmente, em
função do provisionamento de R$ 140 milhões referente ao processo de
encerramento das atividades da Webjet e a despesa não caixa referente a
reavaliação de ativos no período. "Ambos os lançamentos resultarão em
benefício econômico para a companhia em 2013", comenta a companhia.
R7
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