PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

‘IstoÉ’ e ‘IstoÉ Dinheiro’ destacam negociação de caças com os russos

DSC_0189 - Su-35 TVC cauda - FOTO JF AURAN
A revista semanal IstoÉ e a revista semanal sobre Economia e negócios IstoÉ Dinheiro publicaram notas sobre as negociações do braslil com a Rússia no campo militar. Veja abaixo a transcrição das mesmas. O destaque fica por conta da eventual oferta de caças Sukhoi Su-35 para substituir os Mirage 2000.
Vale dizer que algumas informações contrastam com o que foi publicado por outros meios de comunicação. Por exemplo, a segunda reportagem abaixo diz que “equipamentos estarão disponíveis já em 2014, para uso antes da Copa do Mundo”, enquanto matéria do Brasil Econômico (clique aqui para acessar) afirma, a respeito das baterias antiaéreas Pantsir S-1, que “o equipamento ficará pronto em 18 meses, contados a partir da assinatura do contrato. Logo, não chegará ao país antes da Copa do Mundo, mas poderá ser utilizado nos Jogos Olímpicos”. Clique nos demais links da lista ao final para ver diversas as versões sobre o mesmo assunto, e tire suas próprias conclusões.

‘Compra de armas, negociação de caças e acordo antiespionagem’

por Antonio Carlos Prado e Elaine Ortiz
Foi produtiva a visita do ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, ao Brasil. Mesmo sem assinar o contrato – que só será formalizado em 2014 –, ficou estabelecida a compra de R$ 2 bilhões em armas antiaéreas russas. A cooperação militar foi aprofundada também no que se refere à negociação da aquisição dos caças, em andamento desde 2001.
Pelo acordo, o Brasil poderá receber o Sukhoi-35 para substituir seus Mirage-2000, que serão aposentados ainda este ano, até o Sukhoi T-50 (foto abaixo) atingir estágio operacional em 2016. Os países também formaram um grupo de trabalho para sugerir soluções contra a espionagem informacional.

Russos nos céus brasileiros

por Hugo Cilo
As negociações entre o Brasil e a Rússia no campo militar, enfim, decolaram. Na quarta-feira 16, o governo brasileiro fechou um contrato de US$ 1 bilhão para a compra de baterias antiaéreas e a construção conjunta de aviões de caça russos. Os equipamentos estarão disponíveis já em 2014, para uso antes da Copa do Mundo.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou que o País, diante da cooperação bélica, está pronto também para ajudar a desenvolver em o projeto russo Sukhoi T-50, que já conta com cinco protótipos voando e que servirá de base para um outro modelo a ser produzido em parceria com a Índia. E mais: a indústria aeronáutica russa participará, a partir de agora, da concorrência para venda de caças à Força Aérea do Brasil, já disputada pelos modelos F/A-18, da americana Boeing, o francês Rafale, da Dassault, e o Gripen, da sueca Saab.
Sukhoi T-50 - protótipo - foto Sukhoi
poder aéreo

Nenhum comentário: