PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Anac não acredita que descontos ultrapassem dos 30%


Os descontos nas tarifas internacionais não deverão ultrapassar 30%, segundo revelou a presidente da Anac, Solange Vieira, durante a audiência pública sobre a liberação tarifária ocorrida na manhã de hoje, na Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Camâra dos Deputados. Atualmente, o valor máximo de desconto é de 20%, mas já em 23 de julho esse limite aumenta para 50%. No entanto, Solange não acredita que esse teto será atingido.

A presidente da Anac afirmou ainda que a medida não afetará o turismo interno, provocando uma evasão de brasileiros para o Exterior, conforme preocupação dos deputados. Uma pesquisa realizada pela agência para avaliar o impacto da medida para o mercado interno apontou que o turista brasileiro que viaja ao Exterior é mais sensível às variações cambiais do que aos descontos nas passagens aéreas.

“A valorização do dólar frente ao real foi de 32% no acumulado dos últimos meses e não acreditamos que os descontos irão superar os 30%. Uma coisa compensará a outra”, disse Solange. Além disso, o estudo aponta que as passagens representam 33% dos gastos total da viagem ao Exterior e a estadia 40%, ficando os 23% restantes para gastos como refeição e entretenimento.

A presidente da Anac questionou ainda as declarações de que a liberação tarifária poderia provocar a falência das companhias aéreas nacionais, mais especificamente da Tam, única empresa brasileira a voar para destinos além da América do Sul. “Mesmo que tudo desse muito errado, a participação da operação internacional na Tam representa 30% e ninguém quebra por causa disso”, finalizou.

O vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam, Paulo Castello Branco, rebateu os argumentos de Solange, lembrando que 7,8% do faturamento doméstico da companhia advém do movimento de turistas internacionais que a empresa transporta também dentro do Brasil. “São essas interpretações de números que provocam confusões”, disse Castello Branco. No entanto, o vice-presidente da companhia desmentiu a afirmação da presidente do Sindicato dos Aeronáutas, Graziela Baggio, de que a empresa já teria anunciado demissões após uma revisão na rotas internacionais por conta da medida da Anac. “É muito cedo para dizer os impactos da medida. Estamos sempre revendo nossas rotas, mas não existe nenhuma previsão de demissão”, afirmou Castello Branco.

Os deputados da CTD irão formar uma comissão para avaliar detalhadamente os custos tributários das companhias aéreas nacionais e compará-los com os das aéreas internacionais. A presidente se propôs a discutir a questão. “O caminho será a desoneração das companhias nacionais para proporcionar uma competição mais equilibrada. Vamos provocar essa discussão” afirmou o deputado Otávio Leite, autor do requerimento da audiência pública.
Fonte: Panrotas

Nenhum comentário: