A Agência Europeia de Segurança Aérea (Aesa) anunciou nesta sexta-feira (31) que vai ordenar a substituição dos sensores de medida de velocidade suspeitos de ter influenciado no acidente do voo do Airbus 447 entre o Rio de Janeiro e Paris, que deixou 228 de mortos em 1º de junho.
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Um pouco mais cedo, a Airbus disse que recomendaria ás companhias aéreas a substituição os sensores.
A Aesa vai ordenar nos próximos dias a substituição de todos os sensores Pitot Thales de tipo AA nos Airbus A330/A340, segundo um comunicado.
Todos os A330/A340 deverão ser equipados com pelo menos dois sensores Pitot produzidos pelo americano Goodrich, o terceiro sendo opcional: Goodrich ou Thales, porém neste caso deverá ser do tipo BA, mais recente que o AA, explicou a Aesa.
"Os três tipos de sensores (os dois Thales e a Goodrich) respeitam os critérios de segurança em vigor", destacou a Aesa, falando em precaução.
A Airbus recomendou que as companhias aéreas substituam pelo menos duas de cada três sondas sondas Pitot da marca Thales por modelos da americana Goodrich nos aviões A330 e A340, indicou nesta sexta à AFP um porta-voz do construtor europeu.
"Enviamos uma carta a todos os nossos operadores para recomendar que substituam em sua frota de A330 e A340 as sondas Pitot Thales por Pitot Goodrich", afirmou o porta-voz.
Esta recomendação se refere à mudança de pelo menos duas das três sondas da marca Thales usadas em cada avião.
A mudança diz respeito a cerca de 200 aviões de uma frota de mil aparelhos dos modelos de longo alcance A330 e A340, afirma a Airbus. Os outros aviões da frota já estão equipados com as sondas Goodrich.
Depois do acidente com o voo 447, "pedimos a nossos cientes que nos informassem sobre os resultados de suas sondas Pitot", precisou.
"Por precaução, a Airbus emitiu esta recomendação depois dos informes das companhias aéreas´, disse.
G1
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